Comissaria

Postado em

- 2 min read

Chefe de Estado Ucraniano visita Brasília amanhã via aérea

img of Chefe de Estado Ucraniano visita Brasília amanhã via aérea

Brasília pode em breve acolher outra aeronave presidencial, mas desta vez do país que foi invadido pela Rússia: Ucrânia.

Na última semana, o centro político do país foi visitado por dois aviões Boeing 777 oriundos do Japão, transportando o Chefe de Governo japonês, Fumio Kishida. Posteriormente, ele seguiu para o Paraguai e retornou ao Brasil por Guarulhos, São Paulo.

A próxima visita deve ser do Airbus ACJ319, a variação VIP do avião comercial A319, proveniente da Ucrânia. Essa aeronave já fez uma parada em Brasília em dezembro do ano anterior, para um reabastecimento técnico, onde o chefe de estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, teve um breve encontro com um membro do Itamaraty, na própria Base Aérea de Brasília.

Nesta ocasião, o avião será utilizado para o deslocamento da Vice-Primeira-Ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko. O aeródromo de Ezeiza, em Buenos Aires, já tem um espaço designado para a aeronave. De acordo com a gestão local, a previsão é que a aterrissagem ocorra à 02h00 da madrugada da próxima segunda-feira, dia 13, após partir de Brasília.

Assim, é possível prever o levantamento voo da capital do Brasil para as 22h00 do próximo domingo, dia 12 de maio.

No aplicativo de monitoramento de voos FlightRadar24, há um itinerário planejado para a aeronave partir de Cracóvia, na Polônia, ir para o sul do mundo, prosseguir para um rápido voo interno até Rzeszów, em seguida Belgrado, na Sérvia e, finalmente, para a Ilha do Sal, em Cabo Verde. Com base neste planejamento e numa ligação direta da Ilha do Sal a Brasília, a expectativa é que a aterrissagem na capital do Brasil ocorra por volta das 19h00 neste domingo. Cabe salientar que toda esta programação é preliminar e está sujeita a mudanças sem notificação antecipada.