Comissaria

Postado em

- 2 min read

Chegada do maior helicóptero brasileiro impulsiona resgates no Rio Grande do Sul

img of Chegada do maior helicóptero brasileiro impulsiona resgates no Rio Grande do Sul

Esta semana, a missão de socorro às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul recebeu um importante reforço com a vinda do maior helicóptero em atividade no Brasil.

O Sikorsky S-92 é um tipo de aeronave que é empregada na maior parte das atividades offshore (exploração de petróleo em alto mar) no território brasileiro, com a capacidade de transportar até 19 pessoas, requerendo ainda um comissário de bordo para a condução destas operações.

Este tipo de avião irá, em breve, transportar o Chefe e o Sub-Chefe do Executivo dos Estados Unidos, recebendo o nome de VH-92 Patriot. Será operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA para servir como o Marine One, o helicóptero do chefe de Estado, tomando o lugar do VH-60N White Hawk e do VH-3D Sea King, que também são produtos da Sikorsky.

Até agora, durante a operação no Rio Grande do Sul, apenas um outro helicóptero “plataforma”, o Airbus H225 Super Puma da Omni Táxi Aéreo, foi identificado, conforme revela a pesquisa realizada pelo AEROIN.

Este também era então o helicóptero de maior porte em funcionamento na área, constituindo a versão civil do Caracal (H225M), que está igualmente em uso na região pelas três entidades militares brasileiras. Este helicóptero da Airbus possui um peso de decolagem levemente inferior ao S-92, que também tem dimensões externas superiores, sendo atualmente o maior helicóptero em operação no Brasil.

O S-92, registrado sob o código PR-BGT, que aterrissou hoje na Base Aérea de Canoas, pertence à CHC Helicopters. Esta empresa, sediada no Rio de Janeiro, opera primordialmente na Bacia de Campos, mantendo parcerias com a Petrobrás e demais companhias de exploração de petróleo da área.