Comissaria

Postado em

- 2 min read

Chile desloca força aérea para auxiliar distribuição de donativos no RS

img of Chile desloca força aérea para auxiliar distribuição de donativos no RS

A Força Aérea Chilena (FACH) comunicou que, ao concluir duas operações de transporte de ajuda humanitária, se encerrou na quarta-feira, dia 15 de maio, o primeiro dia de suas atividades no estado do Rio Grande do Sul.

A aeronave DHC-6 Twin Otter pertencente à III Brigada Aérea da FACH, que foi alocada na Base Aérea de Santa Maria da Força Aérea Brasileira (FAB) desde a noite de segunda-feira, partiu por volta das 07h30 para o aeroporto de Pelotas, levando assistência humanitária para os necessitados da cidade de Rio Grande. O avião realizou a mesma missão ao meio-dia, transportando outra carga para a mesma região. Juntos, os dois voos transportaram mais de uma tonelada.

De acordo com o Suboficial (A) Matías Toutin, que ocupava a posição de co-piloto na missão inicial, esse tipo de assistência eleva a reputação de sua nação e da organização, pois disponibiliza sua vasta experiência e habilidades para auxiliar uma nação vizinha em uma circunstância de emergência bastante complicada.

”Estou extremamente honrado em estar presente aqui com os outros integrantes da equipe, todos pertencentes ao Grupo de Aviação N° 5, que, aliás, estamos estabelecendo um marco com esta movimentação de Puerto Montt para Santa Maria”, ele esclareceu.

No que diz respeito ao Adido Aéreo chileno no Brasil, Coronel da Aviação (A) Ignacio Lamatta, que está atualmente na Base Aérea de Santa Maria, ele declarou que a organização está oferecendo auxílio às autoridades da região com a movimentação de cargas, suprimentos médicos e indivíduos, o que tem recebido grande apreciação, considerando a severidade da emergência em questão.

”Este auxílio tem sido muito relevante e expressivo, pois só no primeiro dia de ação, tivemos capacidade de movimentar duas toneladas de carga de assistência humanitária, um feito altamente apreciado aqui no Brasil”, salientou.

Na última segunda-feira, o DHC-6 Twin Otter da Força Aérea Chilena deixou a Base Aérea El Tepual, localizada em Puerto Montt, Chile, rumo à Base Aérea de Santa Maria, situada no Rio Grande do Sul. O voo, que ultrapassou 9 horas de duração, fez paradas nas cidades de Neuquén, Bahía Blanca e Buenos Aires, todas na Argentina.

Dados provenientes da FACH