Comissaria

Postado em

- 2 min read

Chile envia avião stol para auxílio no Rio Grande do Sul

img of Chile envia avião stol para auxílio no Rio Grande do Sul

Uma adicional embarcação aérea, apta a aterrissar em faixas de pouso extremamente pequenas e não estruturadas, originária do Chile, acaba de chegar ao Brasil para auxiliar nas operações de salvamento no Rio Grande do Sul.

Depois de uma jornada que se estendeu por mais de nove horas, com paradas nos municípios argentinos de Neuquén, Bahía Blanca e Buenos Aires, a Força Aérea do Chile (FACH) realizou um feito notável em sua trajetória aérea, ao transferir uma aeronave DHC-6 Twin Otter da Terceira Brigada Aérea, que tem sua base na cidade de Puerto Montt, para oferecer suporte ao governo brasileiro. Este último enfrenta as consequências das severas chuvas que têm devastado a região sul por mais de uma semana, levando a inundações severas e obrigando mais de 600 mil indivíduos a se realocarem.

O avião, portando duas equipes, aterrissou próximo à meia-noite de segunda-feira, dia 13 de maio, na Base Aérea Santa Maria, pertencente à Força Aérea Brasileira, situada no estado do Rio Grande do Sul, próximo à divisa com Argentina e Uruguai, umas das áreas mais atingidas pela situação emergencial.

Ao fazer sua entrada, o Líder da operação, Gonzalo Silva, expoôs a vontade do grupo em auxiliar aqueles em sofrimento, enfatizando que os recursos da instituição se encontram preparados e disponíveis para as autoridades locais para efetuarem tarefas que contribuam para a superação do estado de coisas presente.

Prevê-se que, em breve, sejam iniciados os preparativos para missões de transporte de ajuda humanitária, medicamentos e resgate de indivíduos que estão isolados, entre outros esforços, sob a direção do centro de operações localizado na Base Aérea Santa Maria.

O DHC-6 é um avião turboélice originário do Canadá, com asas amplas e flapes configurados para facilitar descidas acentuadas, capazes de aterrissar com somente 320 metros e decolar com 360m, designadas como aptidões STOL - Decolagem e Pouso Curtos. Seu uso é bastante frequente em nações ilhéus e até na Antártica, atuando em áreas com quase nenhuma infraestrutura disponível.

A utilização desta aeronave em áreas do Rio Grande do Sul ainda com acesso restrito pode ser extremamente benéfica para os afetados pelas inundações. Confira mais informações sobre este avião em um voo realizado pelo AEROIN há alguns anos atrás: