Comissaria

Postado em

- 2 min read

Chinesa em crise leiloará dois Boeing 747 para arrecadar fundos

img of Chinesa em crise leiloará dois Boeing 747 para arrecadar fundos

A Youhe Channel Airlines, empresa aérea que opera no aeroporto internacional de Wuhan Tianhe, encontra-se em iminente risco de insolvência, acumulando uma dívida total de 7,1 bilhões de yuans, dos quais mais de 100 milhões de yuans são passivos com seus empregados. Em virtude da prolongada condição de insolvência, o gestor decidiu colocar à venda dos dois Boeing 747 e um Airbus A300 da frota da empresa.

O trio de aeronaves vai a leilão em 21 de junho de 2024, composto por dois massivos Boeing 747. Juntamente com os recursos ligados aos aviões, bens imóveis vinculados à companhia também serão oferecidos em leilão no dia 13 de junho, conforme relatos da imprensa da China.

Estabelecida em 2008, a Youhe Daotong Airlines tinha sua base principal em Wuhan, onde conduzia grande parte de suas operações no Aeroporto Internacional de Wuhan Tianhe. A empresa também mantinha bases de operação em locais como Shenzhen, Kunming, Tianjin e mais. No auge de suas atividades, a Youhe tinha um total de 13 aviões de carga, que incluíam três Boeing 747-200, sete Airbus A300-600 e Boeing 747-400 alugados em quantidade de três.

O colapso da Youhe Channel Airlines é o terceiro ocorrido na indústria de Wuhan. Antes disso, duas outras transportadoras aéreas de Wuhan anunciaram falência por má gestão. A primeira a quebrar foi a East Star Airlines, que entrou em colapso em agosto de 2009, após meros quatro anos de atividade. A segunda que enfrentou problemas financeiros e uma competição forte, resultando na sua reorganização e fusão com a China Eastern Airlines em agosto de 2002, foi a Wuhan Airlines.

A insolvência de três empresas de aviação evidencia o desafio dos atores menores para se manterem no competitivo mercado de aeronáutica.