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Citation Ascend, nova aeronave da Cessna, voa para certificação

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O primeiro avião de testes do Cessna Citation Ascend, que está configurado de acordo com as necessidades de certificação da FAA, realizou com sucesso seu primeiro vôo. Em 13 de junho, a Textron Aviation, baseada em Wichita, declarou que a duração do vôo inicial da segunda aeronave - após o voo de um protótipo em 2023 - foi de 1 hora e 24 minutos, alcançando uma altitude de 13.500 pés a uma velocidade máxima de 308 nós (570km/h).

A Textron afirma que utilizará a aeronave para avaliações de sistemas, contemplando propulsão, elementos humanos, controle ambiental e equipos aviônicos, enquanto prossegue para adquirir uma autorização de modelo alterado para o Ascend. O modelo, que foi divulgado na mostra EBACE, em Genebra, no último ano, está previsto para ser introduzido em serviço em 2025.

O plano de experimento de voo tem a tarefa de finalizar os exames de aprovação com o exemplar, junto à estrutura aérea inovadora, apelidada pela organização de “P1”. Até agora, o plano acumulou mais de 400 horas em voo, conforme informado pela Textron.

O Citation Ascend é uma versão modernizada do Cessna Citation Excel. A mais recente modernização do Excel ocorreu em 2021, momento em que a companhia introduziu a variante XLS Gen2, que veio com diversas melhorias na cabine. As melhorias significativas incluem o conjunto de aviónicos Garmin G5000 e os motores melhorados, além de uma cabine que tem o chão plano e janelas mais amplas.

Com a apresentação do Ascend em maio de 2023, a Pratt & Whitney Canadá, fornecedora de motores, anunciou o progresso de uma nova edição do turbofan PW545 - o PW545D - destinado a fornecer energia para o Ascend.

As metas de rendimento para o Ascend visam uma distância de cruzeiro de alta velocidade e com quatro ocupantes de 1.900nm (3.520km), e um máximo de 441 nós de velocidade de cruzeiro - características equiparáveis ao XLS Gen2. Ele será capaz de acomodar nove ocupantes em um arranjo padrão, porém podendo transportar um total de 12.