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CNT e Boeing debatem ecologia aérea em reunião online

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Na passada quinta-feira (27), a Boeing, a líder global em fabricação de aeronaves, e o Sistema Transporte convocaram uma reunião para discutir um assunto de mútuo interesse: a elevação da sustentabilidade na indústria dos transportes, com especial interesse no setor aéreo.

Durante a reunião online, Bruno Batista, que atua como diretor-executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), e Otávio Cavalett, o responsável pela Sustentabilidade na América Latina da Boeing, discutiram sobre as estratégias destinadas a atingir esse propósito.

Cavalett mencionou o SAF (combustível sustentável de aviação) como uma das principais medidas para eliminar totalmente as emissões líquidas de gases nocivos até 2050. Este combustível, feito a partir de fontes renováveis como biomassa, é visto como uma substituição ecológica para os combustíveis fósseis. Pode ser produzido mediante o processamento de algas, subprodutos agrícolas, óleo de cozinha usado, entre outras matérias primas.

Assim, ele também enfatizou a capacidade do Brasil para fabricar o SAF via processos de hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal, além da conversão de álcool em combustível aéreo, conhecido como ATJ (alcohol to jet), que transforma o etanol em bioquerosene para aviões.

Cavalett afirmou que a Boeing continua a investir em estratégias para aprimorar a eficácia das operações, incluindo a produção de aeronaves mais atualizadas e a equalização de créditos de carbono.

Bruno Batista, em sua apresentação, destacou os esforços do Sistema de Transporte para promover a sustentabilidade em suas operações de transporte. Ele realçou a série CNT Energia no Transporte, uma iniciativa para difundir informações sobre diversas fontes de energia aplicáveis ao setor de transporte. Além disso, assegurou que a Confederação realizará estudos sobre a prática de sustentabilidade no segmento aéreo.

Dados fornecidos pela CNT

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