Comissaria

Postado em

- 2 min read

Comac, produtora chinesa de aviões, amplia fábrica do c919

img of Comac, produtora chinesa de aviões, amplia fábrica do c919

A COMAC, companhia de aviação governamental chinesa, está ampliando suas unidades de produção para os aviões C919, desenvolvidos internamente, em Xangai, de acordo com dados da AVIC-CAPDI, uma das contratadas para o projeto. Este crescimento é uma resposta à intensificação na produção para suprir a demanda de várias novas encomendas.

Como revelado pela Yahoo! News, a AVIC-CAPDI, corporação governamental voltada para o planejamento e edificação na indústria aeronáutica, anunciou por meio de seu perfil no WeChat que “conquistou recentemente a licitação para a etapa subsequente do empreendimento de edificação da fábrica de produção do jato comercial C919”. Segundo a AVIC-CAPDI, o empreendimento compreende um espaço total de construção de 330.000 metros quadrados. A matriz da COMAC está também situada em Xangai.

A declaração indica que “o término do projeto satisfará as demandas futuras para fabricação em massa do grande avião de passageiros C919, melhorando de maneira efetiva a eficiência produtiva e provendo apoio robusto para a operação comercial e competitividade de mercado dos grandes aeronaves produzidas internamente”.

O crescimento das estruturas industriais acontece simultaneamente à Air China e a China Southern Airlines, duas das principais empresas nacionais, encomendando cada uma, 100 aviões C919, ampliando as atividades comerciais desse modelo de aeronave. Estas solicitações fazem parte de uma iniciativa audaciosa de Pequim para obter um maior market share no setor, atualmente dominado pela Airbus e pela Boeing.

O C919 já reuniu mais de 1.000 solicitações, principalmente de empresas de aviação chinesas e firmas de arrendamento de aviões. Atualmente, a China Eastern Airlines, que foi a primeira a utilizar o jato, administra cinco C919 em três trajetos internos.

A China declarou sua intenção de conseguir um reconhecimento mais extenso para o C919 ao longo deste ano, procurando inclusive obter a autorização da Agência Europeia para a Segurança da Aviação e promovendo a aeronave na região do sudeste asiático.