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Combustível verde reduz fuligem e cristais de gelo em contrail

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Os achados iniciais do primeiro estudo global a respeito das consequências do emprego integral de combustível aéreo sustentável (SAF) na emissão de um avião comercial indicam uma diminuição considerável na produção de partículas de fuligem e na formação de cristais de gelo de contrail, se comparado com o uso de combustível aéreo convencional.

A pesquisa ECLIF3, realizada em parceria com a Airbus, Rolls-Royce, German Aerospace Center (DLR) e SAF produtor Neste, foi pioneira na mensuração do efeito do emprego integral de SAF nas emissões de ambos os propulsores de um Airbus A350 movido por maquinários Rolls-Royce Trent XWB.

Em relação a um combustível padrão (Jet A-1), houve uma diminuição de 56% na quantidade de cristais de gelo no rastro de condensação, por massa de SAF puro consumido, o que pode mitigar de forma importante o impacto do aquecimento global causado por tais rastros. Para calcular a alteração no equilíbrio energético na atmosfera terrestre, também chamada de forçamento radiativo, provocada por esses rastros, foram aplicadas simulações de modelos climáticos globais desenvolvidos pelo DLR.

Os efeitos dos contrails foram avaliados com uma diminuição de no mínimo 26% ao utilizar 100% de SAF, contra os contrails gerados pelo combustível padrão Jet A-1 utilizado no ECLIF3. Essas constatações indicam que o emprego de SAF em vôo tem o potencial de moderar consideravelmente a influência climática da aviação a curto prazo, ao minimizar impactos não-CO2, como contrails, e também ao diminuir a emissão de CO2 durante o ciclo de vida do SAF.

”Os achados dos testes aéreos ECLIF3 demonstram que a utilização integral de SAF é capaz de atenuar bastante o impacto climático dos contrails, bem como minimizar a emissão de carbono das viagens aéreas - uma evidência incontestável da efetividade do SAF para uma aviação harmoniosa com o clima”, declara Markus Fischer, integrante do Conselho de Aeronáutica da DLR.

Mark Bentall, diretor do Programa de Pesquisa e Tecnologia da Airbus, afirmou: “Era de nosso conhecimento que os combustíveis aéreos sustentáveis podiam minimizar a marca de carbono da aviação. Contudo, as pesquisas ECLIF agora nos mostram que o SAF também pode diminuir as emissões de fuligem e a produção de partículas de gelo que conhecemos como contrails. Este é um achado extremamente promissor, fundamentado na ciência, que evidencia a importância dos combustíveis aéreos sustentáveis para a descarbonização do transporte aéreo”.

O SAF é universalmente aceito como uma medida fundamental para atenuar o efeito climático no setor aéreo, tanto a curto como a longo prazo. “As constatações da pesquisa ECLIF3 ratificam um impacto climático consideravelmente reduzido ao se utilizar 100% de SAF, devido à ausência de aromáticos no SAF proveniente da Neste, oferecendo mais evidências científicas para respaldar o emprego do SAF em proporções superiores aos 50% atualmente autorizados”, afirmou Alexander Kueper, Vice-Presidente da área de Negócios de Aviação Renováveis da Neste.

O link a seguir fornece acesso ao estudo completo.