Comissaria

Postado em

- 2 min read

Comissário flagrado com arma pronta para embarque em voo nos EUA

img of Comissário flagrado com arma pronta para embarque em voo nos EUA

A gestão de segurança no transporte (TSA) dos Estados Unidos, localizada no Aeroporto de Filadélfia, preveniu outro evento onde um trabalhador de uma empresa de aviação tentou ultrapassar um posto de verificação de segurança com uma arma carregada, configurando-se assim, um provável risco interno.

Na última situação, ocorrida no dia 21 de junho, a TSA descobriu uma arma 9mm munida com 10 balas na mala de um empregado contratado por uma empresa aérea com operações em Filadélfia, como relatado pelo Paddle Your Own Kanoo.

”Essa foi uma descoberta significativa realizada por nossos oficiais da TSA, pois lidou com um possível episódio de risco interno”, esclareceu Gerardo Spero, Diretor Federal de Segurança da TSA para o aeroporto. “Estamos sempre atentos a colaboradores que podem ter propósitos prejudiciais, constituindo, portanto, um perigo para a segurança da aviação”, complementou.

Após o achado, as autoridades policiais locais foram alertadas e tanto a arma, quanto o distintivo de segurança do empregado para zonas limitadas, foram confiscados, tornando impossível que o suspeito continuesse exercendo suas funções no aeroporto.

A TSA não se pronunciou sobre a possibilidade do sujeito ser processado criminalmente, porém está avaliando a adoção de uma sanção civil federal, que pode levar a uma multa de milhares de dólares para o indivíduo em questão.

No último ano, um colaborador de uma empresa de aviação foi dispensado após uma tentativa de atravessar um posto de inspeção de segurança no Aeroporto Internacional de Filadélfia carregando uma arma em sua mochila. Ele argumentou que tinha ido a um campo de tiro e esqueceu-se que a pistola 9mm, municiada com nove projéteis, ainda se encontrava em sua bagagem.

Apenas quatro semanas após o incidente, uma aeromoça que estava se deslocando para seu serviço em Filadélfia foi detida ao ser descoberta portando uma arma carregada em sua bolsa. A profissional da American Airlines foi surpreendida com uma pistola semiautomática Ruger calibre .380 carregada em seu acessório pessoal.

Com frequência, os integrantes da equipe de voo recebem autorização para ultrapassar a verificação da TSA pelo caminho de “Crewmember Conhecido”, todavia, após uma sucessão de episódios de grande visibilidade, a TSA ampliou a quantidade de vistorias de segurança não programadas.

A TSA, no Aeroporto de Filadélfia, já confiscou 17 armas de viajantes e funcionários no presente ano. Em comparação, no ano anterior, a TSA localizou um total de 45 armas de fogo nos pontos de inspeção de segurança aeroportuária.