Comissaria

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Companhia aérea limita acesso a cabines privadas para economizar

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A JetBlue fará um corte em um de seus recursos de privacidade exclusivos em voos de longa distância devido a uma decisão financeira indireta. A sua classe de negócios, chamada Mint, transformou a indústria aérea dos Estados Unidos, utilizando jatos A321 equipados com assentos de aeronaves de grande porte. No entanto, esses aviões operam em rotas domésticas entre Nova York e Washington na costa leste, e São Francisco e Los Angeles na costa oeste.

A privacidade elevada, proporcionada pelas portas deslizantes laterais, destaca-se como uma característica única da Mint, algo que ainda não está presente em muitas classes executivas de importantes companhias aéreas internacionais, mesmo que essas companhias tenham aeronaves maiores e um nível de atendimento superior ao da JetBlue.

Contudo, essa realidade está prestes a mudar, impedindo que a JetBlue mantenha um comissário a bordo. Em março, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) estabeleceu que, mesmo com as portas abertas durante o pouso e a decolagem, é obrigatório ter um assistente de voo dedicado unicamente à operação dessas portas (ajudando os passageiros) durante a totalidade do voo.

Esta resolução se aplica igualmente ao estágio de voo de cruzeiro, que é o momento em que grande parte dos viajantes dorme e aqueles da Mint desejam um nível de privacidade elevado para usufruir de um repouso de qualidade superior que justifique o preço adicional pago.

De acordo com o site View From The Wing, a JetBlue optou por reduzir a quantidade de comissários, passando de 5 para 4 no A321neo utilizado em voos domésticos, e de 4 para 3 no A321LR usado em rotas internacionais.

Desde março até o presente momento, o negócio havia incluído este comissário adicional no voo, porém percebeu que não é economicamente benéfico ter um indivíduo extra apenas para garantir que as portas dos clientes da Mint sejam fechadas durante o voo cruzeiro.

É importante salientar que, no território brasileiro, a Azul e LATAM operam com os aviões A321ceo e A321neo, que requerem 5 comissários de bordo. Contudo, a norma se mantém constante: um comissário é necessário para cada grupo de 50 passageiros.

A característica distinta é que a JetBlue dispõe de 160 assentos no A321neo e 138 no A321LR, devido específicamente à existência de cabines Mint e a presença de assentos de maior conforto na classe econômica. No entanto, na Azul temos 214 assentos e na LATAM 224, necessitando a presença de 5 comissários de bordo.