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Companhia aérea surpreende cliente com resposta insólita a cancelamento de voo

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A companhia aérea Swiss International Air Lines está sob forte condenação por ter recusado injustamente um pedido de indenização de um cliente. O passageiro estava a bordo de uma viagem planejada para partir de Nova York em direção a Genebra no meio de maio, que foi subsequentemente cancelada devido a uma falha técnica.

Conforme a normativa EU-261, o passageiro teria direito a uma indenização de 600 euros devido ao cancelamento. Contudo, ao solicitar o reembolso à empresa de aviação, o pedido do viajante foi negado. Em resposta à contestação do passageiro sobre a recusa, a SWISS apresentou um motivo fora do comum para a negativa.

A empresa de aviação declarou que o cancelamento ocorreu devido a uma “falha no servo de direção” de um Boeing 737. Isso causou confusão, pois a Swiss International Airlines não possui esse modelo de avião em sua linha aérea.

Ademais, é importante destacar que as falhas no leme do Boeing 737 que surgiram nos anos 90 foram completamente solucionadas mais de duas décadas atrás. A empresa aparentava utilizar essa questão técnica, já solucionada, como pretexto para evitar o pagamento da compensação apropriada.

O episódio suscitou dúvidas inquietantes acerca dos procedimentos de serviço ao cliente da SWISS. Afinal, um porta-voz da empresa chegou a validar o motivo incomum como uma justificativa adequada para a recusa da reivindicação.

Isso suscita dúvidas sobre se os trabalhadores do atendimento ao cliente são pressionados a rejeitar pedidos de compensação ou se há estímulos para negar tais pedidos. O ato de não atender às obrigações de compensação impostas pelo governo é inquietante e pode ser interpretado como juridicamente questionável.