Comissaria

Postado em

- 2 min read

Companhia aérea tentará descartar aviões chineses pela terceira vez

img of Companhia aérea tentará descartar aviões chineses pela terceira vez

A Nepal Airlines está tendo obstáculos para achar interessados nos seus aviões de origem chinesa depois de várias tentativas de leilões. A companhia, entre 2014 e 2018, comprou por Rs6,66 bilhões em subsídios e financiamentos, seis aviões – sendo quatro modelos Y12e com 17 assentos e dois modelos MA60 com 56 assentos – dos quais, cinco estão paralisados no Aeroporto de Katmandu desde 2020, sofrendo danos devido à exposição ao clima.

No mês de julho de 2020, o grupo de diretores da Nepal Airlines tomou a decisão coletiva de finalizar o uso dos aviões originários da China, uma vez que os gastos para a operação eram superiores à receita produzida. Duas tentativas de leilão dos aviões já foram realizadas sem êxito, incluindo uma tentativa mais recente em 19 de janeiro do mesmo ano, período no qual a empresa aérea buscou propostas para a avaliação total de dois aviões MA60 e três Y12e.

Embora tenham sido feitos esforços consideráveis, ainda não surgiram potenciais compradores para os aviões. Agora, a empresa de aviação está prestes a fazer uma derradeira tentativa de leiloar as aeronaves oriundas da China. Se não tiverem sucesso, podem ser forçados a liquidar as aeronaves pelo seu valor residual, conforme relatado pelo Kathmandu Post.

A empresa de aviação fechou um contrato de negócios com a China AVIC em novembro de 2012 para adquirir seis aeronaves, que foram acolhidas com muito entusiasmo, sinalizando o começo de uma fase inédita para a Nepal Airlines. Contudo, as aeronaves não proporcionaram o contentamento previsto, gerando perdas ao invés de ganhos.

Adicionalmente, a empresa de aviação, notória por suas péssimas prestação de serviço, por possuir a maioria dos seus voos pousados e constante alternância de administração, lida, no presente, com uma obrigatoriedade financeira de aproximadamente Rs50 bilhões (em torno de US$ 375 milhões).