Comissaria

Postado em

- 2 min read

Conclusão de infraestrutura do aeroporto serra gaúcha na Sac

img of Conclusão de infraestrutura do aeroporto serra gaúcha na Sac

Na passada sexta-feira (03), a administração municipal de Caxias do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), enviou a fase final do plano de infraestrutura para o Aeroporto da Serra Gaúcha, localizado em Vila Oliva, para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos.

Após a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia entregar o projeto em 26 de abril, o grupo da SEPLAN realizou um trabalho intensivo ao longo da semana para analisar mais de 700 páginas de dados técnicos. Gradualmente, o conteúdo foi inserido na plataforma digital, que é o sistema de banco de dados da SAC, e finalizou nesta sexta-feira.

A partir desse ponto, a SAC possui um prazo de 30 dias para realizar a análise do conteúdo. “A bola está com eles agora”, afirma o prefeito Adiló Didomenico, que viajou para Brasília no último mês de abril e teve uma conversa com o coordenador-geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili Fernandes.

No evento, Maffili comunicou ao Prefeito Adiló sobre os prazos da SAC. “Depois da apresentação do adendo ao projeto nesta sexta-feira, a SAC possui um prazo de 30 dias para emitir sua opinião. Se tudo estiver conforme o esperado, que provavelmente estará, pois a equipe da SAC está envolvida desde o princípio e colabora com nossos especialistas da SEPLAN, o projeto estará pronto para ser licitado. É relevante frisar que Maffili nos comunicou que a proposta do Aeroporto da Serra Gaúcha ocupa a posição mais proeminente entre os projetos de aeroporto regional na SAC e tem garantia de financiamento pelo PAC”, recorda o Prefeito.

A SAC começou a tarefa de analisar o material, seguindo o progresso das fases do projeto. Depois da análise completa, se tudo estiver coerente, a SAC aprova o andamento da licitação proposta pela Prefeitura para a realização da obra. A SAC então notifica a Casa Civil sobre a aprovação do projeto, para que os financiamentos federais sejam direcionados.

A encarregada de planejamento, Margarete Bender, destaca que o plano entregue se refere à infraestrutura do local aeroportuário. “O projeto completo excede as 3 mil páginas. Consiste em documentos complexos e de grande volume que requerem tempo para serem carregados na plataforma. Por essa razão, fomos submetendo à medida que avaliávamos até finalizar tudo hoje”, relata.

O próximo passo da cidade será enviar à SAC o desenho arquitetônico das construções, tal como o terminal de passageiros, por exemplo.