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Controlador autoriza decolagem de A319 com aterragem cruzada; ouça o áudio

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Na passada quarta-feira, dia 29 de maio, um avião Airbus A319 de transporte de passageiros recebeu autorização para decolar de uma pista que intersectava com outra onde um bimotor de aviação geral estava prestes a aterrar com permissão.

Conforme as informações divulgadas pelo The Aviation Herald, o A319 em questão pertence à American Airlines, registrado sob o número N812AW, estava iniciando a rota AA-2134, que saía de Washington National, DC para Boston, MA, nos Estados Unidos.

Os aviadores do jato da American obtiveram permissão para iniciar a decolagem na pista 01, enquanto um avião bimotor turboélice Beechcraft King Air tinha autorização para aterrissar na pista transversal 33.

Quando o operador de controle de tráfego aéreo na torre de Washington detectou a complicação emergente, revogou a permissão de partida para o voo AA-2134 e orientou o King Air a executar uma manobra de arremetida.

A equipe do voo AA-2134 abortou a decolagem ao atingir cerca de 80 nós (148 km/h), contudo, a tripulação do King Air comunicou que não tinham mais a capacidade de interromper o procedimento, já que o avião estava em sua fase final de aterrissagem no chão.

O A319 foi direcionado a uma área isolada para passar por um exame de manutenção por ter freado em velocidade elevada, necessitando posteriormente voltar ao pátio. Foi somente aproximadamente 4 horas e 15 minutos após a interrupção da decolagem que se tornou viável retornar à pista e alçar voo novamente.

A Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA comunicou que conduzirá um inquérito sobre o incidente.