Comissaria

Postado em

- 3 min read

Cúpula no Brasil discute avanço comercial da indústria aeroportuária latina

img of Cúpula no Brasil discute avanço comercial da indústria aeroportuária latina

Na terça-feira, 25 de junho, o ACI-LAC (Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe) convoca seus membros aeroportuários e colaboradores estratégicos de toda a região em Guarulhos (SP) para debater assuntos pertinentes ao progresso comercial dos aeroportos.

O Fórum Comercial ACI-LAC ocorre no Pullman Hotel, localizado perto do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Focalizações principais.

O encontro congrega diretores e gestores de aeroportos e de corporações inseridas na rede de negócios da esfera aeroportuária. Em debates e exposições, os convidados e apresentadores discutirão a acolhida nos aeroportos e a importância de melhorar continuamente as experiências dos viajantes que utilizam os lounges e serviços de alto padrão.

Ao longo do dia, também debateremos questões ligadas à criação de contratos comerciais e maneiras de melhorar a variedade de produtos e serviços nos terminais para satisfazer as necessidades dos passageiros. Levando em conta a variedade de membros em toda a América Latina e Caribe, o Fórum Comercial ACI-LAC tratará de todos os tópicos considerando a visão de aeroportos de diferentes tamanhos e perfis, incluindo aeroportos regionais e de escala reduzida.

”Este painel é uma chance exclusiva para os diretores do setor aeroportuário da nossa área se congregarem e trocarem experiências exitosas. A evolução comercial dos aeroportos é vital para melhorar a vivência do viajante e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em nossas comunidades”, comentou Rafael Echevarne, executivo-chefe de ACI-LAC.

Uma metrópole aeroespacial é uma metrópole urbana cuja infraestrutura e economia estão centradas em torno de um aeroporto internacional de grande porte. A aerotrópole consiste na cidade central, o aeroporto, as empresas que dependem do acesso a transporte aéreo e as comunidades que abrigam os trabalhadores. A cidade e o aeroporto se complementam e se beneficiam mutuamente, com o aeroporto incentivando os negócios e o crescimento econômico, e a cidade fornecendo a infraestrutura necessária para o aeroporto e as empresas adjacentes.

O debate em torno da ideia de aerotrópole - também chamada de airport city em um contexto global - será o assunto abordado em um dos painéis do evento promovido pelo ACI-LAC.

A concepção de aerotrópole refere-se a complexos aeroportuários que evoluem de maneira simbiótica e integrada às cidades. A meta é estimular na área o crescimento de iniciativas conectadas à aviação, atraindo capital, tecnologia e fomentando o treinamento de trabalhadores em várias habilidades, estabelecendo um cenário favorável para a presença de empresas de manutenção, tecnologia, hangares, combustíveis, bem como empresas de aluguel de carros, hospedagem, alimentação, eventos, espaços de vendas, entre outros. Na América Latina, já existem exemplos operacionais no México e no Peru.

No território brasileiro, a área circundante ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, gerenciado pela CCR Aeroportos, recebeu o título de aerotrópole pelo governo municipal. Tal região, agora reconhecida como um centro de crescimento econômico, oferecerá vantagens tributárias às empresas localizadas na região adjacente ao aeroporto.

Detalhes provenientes do ACI-LAC: