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Dae afirma que Comac, estatal chinesa, pode desafiar duopólio Airbus-Boeing

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A produtora governamental chinesa de aeronaves, COMAC, poderá quebrar a dominância de mercado compartilhada pela Airbus e Boeing no segmento de jatos comerciais nos próximos dez anos, de acordo com declarações proferidas por Firoz Tarapore, líder da empresa de arrendamento de aviões, Dubai Aerospace Enterprise (DAE), conforme reportado pela Reuters.

Hoje em dia, as principais provedoras de aviões para empresas de voo são a Airbus e a Boeing.

O C919, um avião de corredor único produzido pela Commercial Aircraft Corporation da China (COMAC), competindo diretamente com o A320 da Airbus e o 737 MAX da Boeing, é “totalmente apropriado”, de acordo com Tarapore. “Na década que se avizinha, a COMAC possui uma possibilidade singular de evoluir este duopólio para um triopólio”, declarou.

No momento, as aeronaves da COMAC operam quase inteiramente na China e com uma empresa aérea indonésia. A produtora está em busca da certificação da autoridade europeia de aviação para seu jato C919, ao mesmo tempo que busca compradores ao redor do mundo.

No entanto, informantes do setor aéreo advertem que a COMAC ainda não está perto de ganhar reconhecimento global, particularmente sem as prestigiosas certificações dos EUA ou da União Europeia, ou aeronaves mais eficientes.

Tarapore mencionou que a procura por aviões proveniente da China e das nações adjacentes é “incrivelmente vigorosa” e que a COMAC possui “um potencial significativo para realizar um progresso consistente”.

”Em três décadas, prevejo que não estaremos mais discutindo um duopólio. Certamente, evoluiremos para um setor onde a COMAC terá uma função muito mais importante”, afirmou Tarapore.