Comissaria

Postado em

- 1 min read

Dano inédito em caça russo Su-57 após ofensiva ucraniana

img of Dano inédito em caça russo Su-57 após ofensiva ucraniana

A Ucrânia teve sucesso em danificar um dos escassos jatos russos equipados com tecnologia de ocultação, numa ofensiva realizada longe de suas delimitações territoriais.

O avião de combate Sukhoi Su-57 Felon é a única aeronave de quinta geração atualmente em uso na Rússia, com um total de 21 unidades, incluindo modelos de produção e protótipos, já distribuídos. Uma dessas unidades estava localizada no aeródromo de Akhtubinsk, situado a 450 km de distância da Ucrânia, ainda que esteja perto do Cazaquistão (32 km de distância).

O avião sofreu danos em diversas áreas devido a um assalto de drones. Atualmente, ainda é incerto se os consertos constituem uma perda completa, o que significa que eles não podem ser restaurados ou se o preço para restaurá-los é proibitivo.

A Rússia se absteve de utilizar o Su-57 em assaltos contra a Ucrânia, devido ao receio de que o avião possa ser derrubado e empregado para engenharia inversa. Primordialmente, o trabalho do Felon tem estado a cargo da defesa do espaço aéreo russo contra aeronaves ucranianas pilotadas.