Comissaria

Postado em

- 2 min read

Debate sobre melhorias no espaço aéreo do Brasil promovido pelo Cindacta I

img of Debate sobre melhorias no espaço aéreo do Brasil promovido pelo Cindacta I

No período de 17 a 20 de junho, o CINDACTA I, o primeiro Centro Unificado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, hospedou a 19ª Assembleia do Grupo ADHOC, parte do Grupo de Investigação sobre Planejamento de Espaço Aéreo (GEPEA) – Decisão Collaborativa Rotas (CDM-ROTAS), supervisionado pelo Centro de Administração de Navegação Aérea.

Membros do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do grupo de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga e do Instituto de Cartografia Aeronáutica estiveram presentes na reunião. A meta era debater a possibilidade de uso das Rotas Preferidas do Usuário (UPR) por intervalos de tempo, além do seu uso sazonal e a criação de indicadores de UPR.

O coordenador do Grupo, Tenente Especializado em Gestão de Tráfego Aéreo Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos, ressaltou a importância dos debates e o alto padrão dos resultados produzidos coletivamente pelos integrantes do GEPEA- CDM Rotas, com o objetivo de oferecer aos clientes dos Serviços de Navegação Aérea, trajetos mais custo-efetivos e ecologicamente corretos.

No encontro, foram abordados vários tópicos, como pesquisas para estabelecer rotas UPR conforme o horário, desenvolvimento de recursos no Digital Airspace System Analysis (DASA), métodos eficazes para aprimorar a avaliação dos pedidos de rotas UPR pelos consultores CDM Rotas, e a atualização do AIP - Brasil para a inclusão do conceito de Rotas UPR.

A Suboficial Especializada em Gestão de Tráfego Aéreo, Emanuela Chiacchio da Silva, enfatizou a relevância do conjunto CDM Rotas para o DECEA e para a comunidade de aviação. “A criação de novos conceitos para melhorar o espaçamento aéreo auxilia na eficácia da entrega do serviço ATFM”, realçou a militar.

Dados fornecidos pelo DECEA.