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Decea participa de assembleias OACI para manejo do tráfego aéreo

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Delegados do Departamento de Supervisão do Espaço Aéreo (DECEA) participaram, em Seul, Coreia do Sul, entre os dias 29/04 e 03/05, do 44º round de reuniões do Painel de Demandas e Desempenho para a Gestão do Tráfego Aéreo.

O encontro, organizado pela Entidade Internacional de Aviação Civil (EIAC), se concentrou primordialmente na criação do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo do futuro.

Este período de encontros foi designado para debater e sugerir a renovação, o aperfeiçoamento, a evolução e a aplicação de vários elementos significativos para melhorar a eficiência do Controle de Tráfego Aéreo em uma escala mundial. Entre esses elementos, ressaltam-se as Informações de Tráfego e Fluxo para um Contexto Colaborativo (FF-ICE), Operações Orientadas por Trajetória (TBO) e Aeronaves Interligadas (CA).

Vários conceitos são discutidos por um time de especialistas de diferentes partes do mundo e de organizações internacionais, que trabalham através de encontros presenciais e à distância. Nessas sessões de trabalho, essa equipe de profissionais estabelece normas que sugerem à Comissão de Navegação Aérea (ANC) atualizações para uma série de documentos, com especial ênfase no Doc 9965, também conhecido na Comunidade Aeronáutica como GATMOC (Global Air Traffic Management Operational Concept), além de outros documentos da OACI que tratam sobre a eficiência da administração do tráfego aéreo e as necessidades dos sistemas que apoiam essa função.

Durante os encontros, vários temas foram debatidos, incluindo a melhoria de desempenho e a compatibilidade do Controle de Tráfego Aéreo internacional. Entre esses temas estava a confirmação de tarefas designadas como Tabletop Exercises, que eram representações da aplicação das ideias de FF-ICE e TBO por vários países, e a ratificação da revisão do rascunho do novo Conceito Operacional ATM Global com a atualização da perspectiva da ICAO sobre o Controle de Tráfego Aéreo para as próximas duas décadas.

No que diz respeito ao Brasil, a envolvência nos painéis tem uma dupla finalidade: ajudar a ICAO na criação de ideias e adquirir sabedoria para as próximas instalações do Programa SIRIUS. Estas informações serão empregadas no aperfeiçoamento de orientações e no esquema de execução dos conceitos de FF-ICE, TBO, Aeronaves Interligadas no Brasil e na Zona da América do Sul.