Comissaria

Postado em

- 2 min read

Destroços do helicóptero presidencial iraniano localizados, sem sobreviventes

img of Destroços do helicóptero presidencial iraniano localizados, sem sobreviventes

Na alvorada de segunda-feira, 20 de maio, oficiais confirmaram que “não houve indícios de sobreviventes” nas ruínas do helicóptero Bell 412 que levava o líder iraniano, Ebrahim Raisi, junto a importantes membros do governo. O aparelho sofreu um acidente ao voar sobre uma região montanhosa da província de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã.

As fotografias compartilhadas pela imprensa do Irã apenas mostram uma fração da cauda do helicóptero e demais escombros, evidenciando a seriedade do colisão. Os grupos de socorro persistem em seus esforços para recuperar as vítimas e averiguar as razões por trás do incidente.

Além do líder Raisi, o helicóptero também transportava o Ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, o governante da província de Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o guia espiritual Hojjatoleslam Al Hashem. A equipe estava regressando de uma viagem à fronteira com o Azerbaijão, onde estiveram presentes na estreia de uma represa.

De acordo com a BBC, o acidente de avião aconteceu no domingo, 19, aproximadamente às 13h local (6h de Brasília), durante clima desfavorável, que engloba neblina espessa e chuva intensa. Os fragmentos do acidente foram encontrados em torno de 12 horas mais tarde, na alvorada de segunda-feira, situados entre as vilas de Pir Davood e Uzi.

O clima adverso dificultou as tentativas de salvamento, criando barreiras para chegar ao local do incidente. A missão de resgate e procura foi amplificada ao utilizar drones. As fotografias capturadas por drones turcos, que contam com detectores de temperatura, foram fundamentais para encontrar o helicóptero. O registro total das operações realizadas pelos drones está disponível para visualização ao clicar neste link.