Comissaria

Postado em

- 2 min read

Dirigível adb-3-3 da Airship Brasil aprovado para voos noturnos

img of Dirigível adb-3-3 da Airship Brasil aprovado para voos noturnos

A autoridade reguladora nacional para a aviação, ANAC, anunciou que um novo espetáculo noturno já pode ser observado no céu brasileiro desde abril, pois concedeu permissão à aeronave ADB-3-3, produzida pela empresa nacional Airship do Brasil, para realizar viagens durante a noite, por meio da aprovação de uma alteração de projeto.

O primeiro vôo noturno do zeppelin brasileiro foi observado por mais de 1,6 milhões de espectadores durante a performance da artista Madonna, no sábado, 4 de maio, em Copacabana (RJ).

O aeróstato ADB-3-3 já funciona no país a partir de 2022, momento em que obteve o Certificado de Tipo fornecido pela ANAC para conduzir somente voos diurnos. Com o recente endosso, a Agência confirmou características técnicas associadas aos instrumentos, sistemas elétricos e luzes do aeróstato, garantindo a segurança da aeronave para a execução de voos noturnos.

Balão aerostático Brasileiro

Originado de um esquema dos Estados Unidos (modelo 138S), o dirigível foi comprado pela Airship do Brasil e mudou de proprietário para a companhia em 2018. A aeronave funciona com um motor e uma cobertura de 3.908 m³ (138 000 cu.ft). Possui uma estrutura de 6 assentos.

O avião já foi empregado em campanhas publicitárias em várias localidades nacionais, abrangendo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Dados fornecidos pela ANAC