Comissaria

Postado em

- 3 min read

Discussão federal sobre aviação no RS; Fraport operará base aérea de Canoas

img of Discussão federal sobre aviação no RS; Fraport operará base aérea de Canoas

Na segunda-feira passada (13), uma reunião foi organizada pelo governo federal, envolvendo os ministérios responsáveis por Portos e Aeroportos (Mpor) e Turismo (Mtur). Esta reunião, que também contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de outros organismos do governo, abordou a possível criação de uma rede aérea de emergência para o estado e a potencial adição de novos voos. Além disso, discutiu-se maneiras de impulsionar o turismo local.

No decorrer da reunião, Silvio Costa Filho, responsável pela pasta de Portos e Aeroportos, apresentou a rede aérea de emergência, a qual planeja até 116 voos por semana como componente inicial do projeto de aviação de urgência na área. No mesmo encontro, Costa Filho mencionou também a Base Aérea de Canoas.

De acordo com o que foi noticiado pelo Mpor, a Fraport, que é a empresa concessionária, irá administar a base, buscando assegurar os requisitos mínimos de infraestrutura para possibilitar as atividades de voos comerciais. “Inicialmente, haverá 17 mil lugares disponíveis para toda a região, com a previsão de aumento para mais de 50% do total atual em duas semanas, desde que a situação em Canoas permita o crescimento da rede aérea”, informou.

Silvio Costa Filho também salientou que os prejuízos concretos provocados pelas fortes precipitações no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre só poderão ser corretamente estimados após a diminuição do volume das águas, momento em que as equipes estarão aptas a examinar as regiões impactadas.

Durante a reunião, Celso Sabino, como Ministro do Turismo, reafirmou seu comprometimento em retomar os serviços primordiais, incluindo a indústria do turismo, que tem um papel crucial na economia do estado. “A missão principal do governo do Presidente Lula é reconstruir as infraestruturas básicas dos habitantes do Rio Grande do Sul, de modo que a comunidade tenha acesso a comida, saúde e serviços fundamentais […] A província do Rio Grande do Sul é referência para o Brasil no campo do empreendedorismo turístico, com destaque para a cidade de Gramado naquela região, que é o tema de pesquisas de mestrado e doutorado em turismo”, afirmou.

Sabino também discutiu sobre a iniciativa “não desista, remarque” sua jornada para RS. Essa ação será primordial para garantir o aporte financeiro e estabelecer o Rio Grande do Sul como um destino turístico. Durante o evento, o administrador estadual, Eduardo Leite, expressou sua gratidão pelo esforço do Governo Federal e destacou a relevância do aumento da rede de voos para o aprimoramento da economia regional.

Ele destacou a importância de dar prioridade aos aeroportos locais, sublinhando sua importância não só para a conservação dos serviços, mas também para a recuperação econômica da área.

A executiva principal da Fraport Brasil S.A, Andreea Pal, confirmou que a organização está absolutamente dedicada a fornecer respostas o mais brevemente possível. Ela anunciou que, em breve, a companhia revelará um cronograma para o começo das atividades de negócios na Base Aérea de Canoas.

A assembleia contou com a presença de Rogério Barzellay, comandante da Infraero, além de Tiago Pereira, chefe executivo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Jurema Monteiro, líder da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e Fábio Rogério, gestor da ABR Aeroportos do Brasil, também compareceram.