Comissaria

Postado em

- 2 min read

Discutem investimentos em infraestrutura e combustíveis aéreos sustentáveis

img of Discutem investimentos em infraestrutura e combustíveis aéreos sustentáveis

Na passada quarta-feira (26), Silvio Costa Filho, responsável pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), teve um encontro com Elizabeth Frawley Bagley, representante diplomática dos EUA no Brasil. O objetivo da reunção foi discutir possibilidades de investimentos na área de infraestrutura de transporte e na mudança energética nos setores de aviação e navegação.

A ida a uma instituição tocou em assuntos importantes para melhoria das vias fluviais brasileiras e da aviação global, com o objetivo de expandir a colaboração entre as duas nações no que tange ao transporte aéreo e ao turismo. A autoridade ministerial e a diplomata igualmente discutiram a função dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), reiterando o desejo de expandir os laços comerciais e os planos entre o Brasil e os Estados Unidos.

Silvio Costa Filho fez questão de destacar que o país está empenhado em formalizar a mudança no setor de energia e demonstrou seu respaldo ao Projeto de Lei denominado “Combustível do Futuro”, que o Executivo encaminhou ao Congresso Nacional no segundo semestre de 2023. O referido Projeto obteve aprovação na Câmara no mês de maio de 2024 e agora encontra-se em análise no Senado Federal.

No âmbito da indústria aeronáutica, o Projeto de Lei exige que os operadores de voo diminuam suas emissões de CO₂ entre 2027 e 2037, através do uso de SAF. De acordo com o projeto que está sendo analisado no Congresso, a porcentagem de diminuição de emissões começa em 1% em 2027 e se amplia gradualmente até atingir 10% em 2037.

A diplomata Elizabeth Frawley Bagley destacou que os Estados Unidos têm procurado chances de investir no segmento de infraestrutura de transportes brasileiro, apontando a nação como um espaço de negócios com potencial e com alta necessidade em quase todas as áreas.

O Secretário sugeriu a programação de um novo encontro entre o setor técnico da Embaixada e o grupo do MPor para exibir a atual carteira de investimentos do Departamento e prosseguir com as discussões acerca de hidrovias, portos e aviação civil. Em relação aos combustíveis verdes, ele salientou: “O Brasil está a caminho de se tornar um dos maiores exportadores de combustível aéreo ecológico, e os Estados Unidos têm potencial para ser um significativo aliado na realização desse objetivo”, enfatizando que o país é abundante em produção de insumos, como o açúcar da cana.

Dados provenientes do Ministério de Aeroportos e Portos

Continuar lendo: