Comissaria

Postado em

- 2 min read

DJ desmarcado de festival por alugar avião privado

img of DJ desmarcado de festival por alugar avião privado

A performance de um DJ foi interrompida no sábado passado devido à sua decisão de usar um avião privado para se deslocar até um evento em que se apresentaria.

O Le Bon Air Festival, sediado em Marselha, na Riviera Francesa, foi quem tomou a atitude de cancelar o evento. O DJ norte-americano I Hate Models estava escalado para se apresentar no último sábado, 18 de maio, mas a produtora por trás do festival de música eletrônica declarou o cancelamento de seu show no dia 15.

”A produtora declarou, conforme divulgado pelo site Eletro Vibez, que os acordos com os artistas estabelecem que não será feita nenhuma reserva de transporte sem a aprovação tanto do produtor quanto do coordenador do evento”.

Seguindo sua política de proteção ambiental, o Le Bon Air não emprega DJs que utilizem jatos privados ou fretados, a fim de prevenir uma emissão desnecessária de CO2, conforme apontado pela organização. Como alternativas, eles propõem o uso de voos comerciais, junto à aquisição de crédito de carbono para neutralizar as emissões.

Em contrapartida, muitos DJs, particularmente na Europa, têm performances em diversas cidades ou nações em uma única noite, tornando indispensável a utilização de aeronaves particulares para garantir o atendimento à programação, além de diminuir o custo de contratação (conhecido como booking), visto que é comum que vários festivais e clubes noturnos organizem uma “mini-turnê” com um DJ para compartilhar os custos de transporte.

O artista de música eletrônica, I Hate Models, expressou-se através do Instagram informando que a utilização do avião é fundamental devido aos seus compromissos em diversas localidades em um espaço temporal limitado. Ele se desculpou com seus seguidores e mostrou insatisfação com a ação do festival, embora tenha removido a postagem algumas horas depois. Em seu lugar, o festival escalou a DJ da Holanda, KI/KI.