Comissaria

Postado em

- 2 min read

Domingo: aviões abastecem hospitais em cinco cidades do sul

img of Domingo: aviões abastecem hospitais em cinco cidades do sul

No domingo (05), centros médicos de cinco municípios estaduais foram abastecidos com suprimentos médicos para continuar prestando assistência à comunidade nesses locais. As aeronaves partiram da base aérea de Canoas durante todo o dia, direcionadas para Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul (a partir daí, prosseguindo para Estrela e Cachoeira do Sul) e São Jerônimo.

O deslocamento ocorreu por meio aéreo, através de helicópteros e aeronaves, devido aos sérios contratempos e paralisações evidenciadas nas estradas do Rio Grande do Sul após as recentes enchentes e inundações. A operação foi executada conjuntamente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em colaboração com a Aeronáutica e a Marinha do Brasil.

Os materiais fornecidos incluem soluções (ácidas e básicas) utilizadas para hemodiálise, que foram transportadas por helicóptero até Lajeado. Quanto a Caxias do Sul, hipoclorito e imunológico foram levados por um avião providenciado por uma companhia particular.

Dois aeronaves (uma com um único motor e a outra com dois motores) partiram de Canoas com a rota traçada para Santa Cruz do Sul. Após isso, os suprimentos para hemodiálise, o hipoclorito e os imunológicos foram enviados para Cachoeira do Sul e Estrela. Adicionalmente, um transporte foi realizado através de um helicóptero naval carregando 30 cilindros de oxigênio para a municipalidade de São Jerônimo.

A Diretoria Regional de Saúde criou um questionário ao qual os hospitais têm enviado respostas desde quinta-feira (02/05). A primeira etapa envolve a instituição médica na verificação de suprimentos essenciais e estoques abastecidos por até uma semana (como oxigênio, gerador e itens e medicamentos fundamentais para a realização de certos exames, processos e operações). Através de um questionário digital, essa necessidade é comunicada à DRS.

Um esquema de procedimentos foi desenvolvido para definir a melhor maneira de distribuir esses suprimentos. Os hospitais que estão isolados e possuem suprimentos de oxigênio, materiais e medicamentos para 24 a 48 horas devem comunicar-se com seus provedores para entrega dos pedidos na Base Aérea de Canoas. O esquema de procedimentos sugere que o hospital reporte a solicitação de entrega a ser feita neste ponto. A SES fica responsável por informar as chegadas ao local, coordenando com a equipe das Forças Armadas a agenda de remessas, de acordo com as necessidades atuais.

Consulte mais informações: