Comissaria

Postado em

- 2 min read

Douglas DC-8 carregado com auxílio humanitário chega ao Brasil

img of Douglas DC-8 carregado com auxílio humanitário chega ao Brasil

Atualmente, um dos grandes marcos da aviação comercial está a caminho do Brasil para uma tarefa muito digna e extraordinária.

Estamos falando sobre o Douglas DC-8, um dos jatos de quatro motores mais conhecidos da história, que está a caminho do Brasil para uma operação da Samaritan’s Purse. Essa organização não governamental cristã se dedica a prestar assistência humanitária e médica de forma voluntária e filantrópica em todo o mundo.

A entidade já encaminhou um cargueiro Boeing 757-200F, originalmente pertencente à Varig, que no momento está na Base Aérea de Canoas, esvaziando parte de sua carga de um sistema de filtragem. Isso permitirá o fornecimento de água potável para cerca de 100 mil indivíduos diariamente.

Uma outra porção deste frete está a caminho do Brasil no avião Douglas DC-8-72CF, registrado sob o número N782SP. Ele tem capacidade para transportar até 32 passageiros, além de mercadorias na área principal da cabine, em um arranjo conhecido como configuração Combi.

Este avião foi produzido em 1969 para a Finnair, uma companhia aérea finlandesa, antes de ser transferido em 1981 para servir como avião presidencial na França, onde foi operado pela Armée de l’Air até 2004. Neste ano, o avião foi adquirido pela Air Transport International (ATI), uma companhia de transporte aéreo de carga dos EUA. A ATI optou por atualizar o motor, substituindo os motores Pratt & Whitney JT3D originais pelos modelos mais avançados CFM56, os mesmos que são usados nos aviões Boeing 737NG, Airbus A320ceo e A340-200/300.

No Brasil, a maior parte do uso do avião foi por empresas de transporte aéreo de cargas, por exemplo, BETA cargo, Skymaster, TCB e VASP Cargo. Porém, ele também esteve em serviço de transporte de passageiros pela Panair do Brasil e pela Varig. É possível ver até hoje algumas dessas unidades abandonadas nos aeroportos do país.

Atualmente, o avião se encontra em Georgetown, na Guiana, com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, esperando aterrisar no começo da noite. A sequência para a Base Aérea de Canoas prevê-se ser parecida com a do 757, com a decolagem de Belo Horizonte no começo da manhã e chegada no Rio Grande do Sul perto do meio-dia.