Postado em
- 3 min read
Embraer destaca 6 características dos e-jets e2 para sustentabilidade aérea
Em um material publicado nessa semana, a produtora nacional Embraer salienta que um dos métodos mais eficientes para as companhias de aviação alcançarem seus objetivos sustentáveis é renovar uma frota antiga com aviões mais modernos.
Portanto, a companhia destaca seis características dos seus E-Jets E2 que correspondem a essa demanda, tais como a redução de emissões de carbono e o baixo nível de ruído em comparação com qualquer outra aeronave de nova geração, auxiliando tanto as empresas aéreas de baixo orçamento (LCCs) como as principais operadoras a estabelecer novos trajetos, consolidar as rotas já existentes e potencializar oportunidades.
Confira adiante os 6 aspectos destacados pela Embraer.
REDUZIDAS LIBERAÇÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO
Graças a motores inovadores, uma asa aprimorada e a implementação de materiais mais leves e tecnologias emergentes, o E2 tem a capacidade de diminuir a emissão de carbono em até 25% - o menor valor entre todos os jatos de recente geração.
REDUÇÃO DO BARULHO
Com o aumento da necessidade de voos para aeroportos localizados em áreas urbanas e para destinos secundários e terciários, surge a urgente demanda por aviões mais silenciosos. O E2 se destaca como a aeronave de nova geração com o menor ruído em funcionamento atualmente, sendo até 25% mais silenciosa que suas principais competidoras. Este fator oferece um benefício para as empresas de aviação, diminuindo drasticamente os gastos relacionados à operação em aeroportos de menor porte e proporcionando mais adaptabilidade nas atividades aeroportuárias.
ADEQUADO PARA USO COM SAF
Atualmente, o E2 é certificado para funcionar com uma mistura de até 50% de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e querosene Jet A/A1 padrão. Até o ano de 2030, o E2 terá total compatibilidade com SAF, otimizando a capacidade de diminuição de emissões do combustível originado de fontes sustentáveis não fósseis, sem afetar a segurança ou a performance.
NOVA COMPARTIMENTO / PROJETO DE COMPARTIMENTO ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL
Tapete confeccionado com produtos recicláveis. Luminárias LED que minimizam o consumo energético. Sanitários de alta eficácia que utilizam 50% menos água nas descargas comparando-se com os E-jets de primeira geração. Canais de ar condicionado e encanamentos de ar elaborados por meio de fabricação aditiva, decrescendo o peso em 40%. O E2 é o ponto de referência no que se refere a design de cabine sustentável.
APROPRIADO DIMENSIONAMENTO
Para promover a sustentabilidade e melhorar o rendimento, várias empresas de aviação estão empenhadas em ajustar corretamente seus conjuntos aéreos com aeronaves menores e mais eficazes no uso de combustível. Perfeitamente adaptado para voos inferiores a 650 milhas náuticas (1.200 km), o E2 permite que os gerentes equalizem a aptidão ao consumo, apresentando o menor gasto por consumidor dentre todas as aeronaves recentes, e ainda fornece o benefício extra de diminuir o impacto de carbono.
PRODUÇÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE
A Embraer está engajada em um modelo de negócios de redução de carbono. A unidade de produção do E2 localizada em São José dos Campos, Brasil, opera com 100% de energia renovável, favorecendo a diminuição da liberação de carbono e apoiando a expansão do setor de energia renovável brasileiro.
Dados da Embraer