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Embraer destaca atração de aviões compactos para companhias aéreas

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Em uma recente publicação, a Embraer, empresa de aviação do Brasil, destaca características do que denomina como “o forte atrativo de aeronaves compactas de fuselagem delgada” para enfrentar os novos desafios do transporte aéreo de passageiros no período pós-pandêmico.

De acordo com a descrição da companhia, no momento, existem 3.000 aviões de fuselagem estreita (NB, ou Narrow Body) de tamanho reduzido em serviço, com várias empresas aéreas planejando trocar esses aviões nos próximos anos. A decisão sobre qual novo avião incluir na frota é influenciada por três critérios principais: eficiência do avião, necessidade dos passageiros e padrão operacional.

A fabricante declara que a geração mais recente de pequenas aeronaves NB, tais como os E-Jets E2 da Embraer, fornecem às empresas de aviação atributos e habilidades singulares.

Novas Possibilidades

Mesmo com a debilidade na economia mundial, a vontade de viajar das pessoas permanece inalterada. Contudo, o movimento de indivíduos sofreu alterações após a pandemia e com a ascensão acelerada de aeroportos secundários e terciários (consequência da alteração nos esquemas de trabalho pós-Covid), as empresas de aviação estão a considerar a viabilidade de implementar rotas para aeroportos de cidades mais pequenas ao passo que associam comunidades e negócios em locais mais afastados.

Contemplando tais obstáculos, a Embraer garante que NBs de menor porte, com capacidade para carregar de 70 a 150 passageiros e realizar trajetos de até 6 horas, proporcionam maior adaptabilidade às empresas de aviação, ao somar-se à frota de aviões de grande porte para execução de operações com menor densidade.

”A E2 Family é a opção ideal para este contexto, trazendo uma vantagem financeira substancial ao proporcionar um preço por assento equivalente ao de um NB maior, porém com margens de lucro superiores”, afirma a companhia, ao realçar seu produto para essa área de mercado.

Excelente conforto e amplo espaço

Os NBs de maior tamanho são bem-aceitos graças ao seu preço reduzido por lugar. No entanto, normalmente, os viajantes não mencionam um conforto notável. Isso se dá, em grande parte, à disposição de seis lugares por linha e à falta de espaço nos assentos, sufocando especialmente aquele que ocupa o lugar central.

As versões anteriores de NBs pequenos possuíam um design interior parecido com NBs de tamanho maior, proporcionando uma experiência de cabine comparável. Contudo, a Embraer declara que isso mudou com o advento de novos modelos de avião, como o seu E2.

O E2, um jato de nova geração, possui os índices mais baixos de barulho, além de contar com um layout de assentos de 2+2 sem um assento central, e um corredor mais espaçoso, garantindo mais conforto aos viajantes. Eles têm mais sensação de domínio sobre seu próprio espaço, realçada ainda mais graças ao compartimento superior mais amplo que permite acomodar adequadamente a bagagem de mão de cada indivíduo.

O amplo corredor também contribui para as atividades da empresa de aviação, agilizando a entrada e a saída dos passageiros, o que resulta em uma redução do período no chão.

Preservação Ambiental em Todos os Elementos

Para além de oferecer aos seus passageiros um ambiente de cabine mais agradável, as empresas de aviação também procuram formas de diminuir suas emissões de carbono e alcançar seus objetivos de ESG/sustentabilidade.

As aeronaves NB compactas são a solução perfeita para a Embraer. A empresa refere-se ao seu modelo E2, esclarecendo que a implementação de motores inovadores, o aprimoramento da aerodinâmica e a aptidão para aterrissar em pistas curtas resultam em uma diminuição de 25% (em comparação com a geração E1 dos E-Jets) do gasto de combustível e das emissões. No cenário do E2, apresenta-se a menor emissão de CO2 entre todos os jatos de geração recente, além disso, em breve será adaptado para combustíveis alternativos, garantindo 100% de adequação ao combustível aéreo sustentável (SAF) até o ano de 2028.

Conforme as empresas de aviação se projetam para o futuro, persistem obstáculos cotidianos como os elevados gastos com combustível e reparos, incluído ainda o crescimento de impostos e taxas de aeroportos. Portanto, existe uma demanda premente entre os gestores de novos aviões, e já em 2024, notamos uma elevação nas solicitações de NB pequenos.

”Embraer conclui que nenhum outro serviço pode competir com a mistura de eficácias notáveis, redução de emissões, conforto inigualável e rentabilidade superior que seus aviões oferecem. Esses fatores são essenciais para as companhias aéreas no que concerne ao retorno do investimento, crescimento da rede e oportunidades de desenvolvimento acelerado.”

Dados providenciados pela Embraer.