Comissaria

Postado em

- 2 min read

Embraer detecta novas chances para seus aviões no Vietnã

img of Embraer detecta novas chances para seus aviões no Vietnã

Buscando tornar sua frota mais flexível, a Vietnam Airlines reverteu o antigo plano de leiloar três aviões A321-200 e está reavaliando a compra ou aluguel de 50 aeronaves de corredor único Airbus ou jatos regionais E190. A declaração foi dada pelo CEO da empresa de aviação, Le Hong Ha, na reunião anual dos acionistas em Hanói, datada de 21 de junho de 2024.

Aviões mais compactos, tipo o E190, seriam implementados em aeroportos de menor escala que ainda não possuem capacidade para receber aeronaves mais amplas, tais como em Con Dao, Rach Gia e Ca Mau. Ha declarou que a companhia está analisando a possibilidade de utilizar aeronaves do modelo C919 provenientes da China.

Controlando uma frota de 97 aeronaves, a Vietnam Airlines enfrentou de frente a crise global de fornecimento de aviões e as complicações constantes com os motores Pratt & Whitney, ao ampliar o tempo de operação dos aviões e reestruturar a rede de seus voos.

Durante o encontro, também se discutiram os números econômicos. O lucro consolidado de 2023 alcançou VND 93,265 trilhões de dongs (USD 3,66 bilhões), quase 30% superior ao do ano passado, e as perdas pré-impostos tiveram uma diminuição de 50% em relação a 2022.

Por outro lado, a empresa tem lidado com dificuldades financeiras, parcialmente devido a demoras na obtenção de autorização regulatória para renegociar dívidas e emitir novas ações. Adicionalmente, há o risco de insolvência já no mês seguinte, caso não haja prorrogação no prazo de pagamento de um débito. O governo está atualmente em busca da concordância do parlamento para estender esse prazo até 31 de dezembro de 2027, o que possibilitaria que a empresa reorganize suas contas.