Comissaria

Postado em

- 2 min read

Embraer disputa aquisição bilionária de aérea indiana

img of Embraer disputa aquisição bilionária de aérea indiana

A IndiGo, uma companhia aérea de baixo custo na Índia, está em discussões com os fabricantes de aviões ATR, Embraer e Airbus com o objetivo de adquirir no mínimo 100 aeronaves de pequeno porte, para ampliar suas rotas regionais. Essas informações foram apresentadas na publicação do Business Standard.

No momento, a IndiGo dispõe de 45 aviões ATR-72, todos com 78 lugares, e prevê a chegada de mais cinco aeronaves deste modelo até o fim do ano. A previsão é que a colaboração com a ATR persista por conta dos benefícios financeiros. Entretanto, os modelos Airbus A220 e Embraer E175 também são considerados como alternativas.

A ação de intensificar sua rede interna coincide com as tentativas atuais da IndiGo de focar no mercado global de longas distâncias. Em abril, a empresa divulgou a solicitação de 30 aviões Airbus A350-900, significando sua primeira incursão no setor de aviões de grande porte.

O conjunto de aeronaves atual da IndiGo envolve modelos Airbus A320 e A321, bem como duas aeronaves Boeing 777 arrendadas da empresa Turkish Airlines.

Com 60% de domínio no mercado de voos domésticos na Índia, a IndiGo reconhece as oportunidades em cidades de menor porte, que devem ter um aumento na demanda de viagens aéreas devido às melhorias na infraestrutura dos aeroportos e ações governamentais, tal como o programa Ude Desh ka Aam Nagrik (UDAN).

A ATR prevê a Índia como seu principal mercado nos próximos dez anos, devido ao constante desenvolvimento da conexão aérea regional no país. No momento, a IndiGo presta serviços para aproximadamente 60 localidades com vários aviões, incorporando recentemente destinos como Gondia, Lakshadweep, Jagdalpur, Jharsuguda e Dharamshala.

Este movimento está em consonância com a declaração recente de Jyotiraditya Scindia, o Ministro da Aviação Civil, sobre intenções de investir 1 trilhão de rúpias para aumentar a quantidade de aeroportos de 148 para 200 no período de quatro anos seguintes.