Comissaria

Postado em

- 3 min read

Embraer e Eve preparam Paris-Le Bourget para aviões EVTOL e sustentáveis

img of Embraer e Eve preparam Paris-Le Bourget para aviões EVTOL e sustentáveis

A Embraer, juntamente com a sua empresa de transporte aéreo, Eve Air Mobility, consolidaram um Acordo de Compromisso (MoU) com o Grupo ADP, também conhecido como Aéroport de Paris, com o objetivo de concentrar-se na inovação e progresso sustentável.

De acordo com a empresa produtora do Brasil, o contrato visa à preparação para um futuro da aviação livre de emissões de carbono no Aeroporto de Paris-Le-Bourget e áreas próximas, bem como impulsionar as atividades da Embraer em sua filial no maior aeroporto de aviação executiva da Europa.

O Memorando de Entendimento aborda o estabelecimento de novos estabelecimentos para melhorar as operações de manutenção de aviões da Embraer, o planejamento para a próxima série Energia e assistência ao progresso de operações de Mobilidade Aérea Avançada, com os veículos aéreos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOLs).

Com esta parceria, Paris-Le Bourget fortalece seu lugar como um conglomerado aeronáutico inovador e um aeroporto vanguardista na aviação com nenhuma emissão de carbono.

Como componente dessa estratégia, a Embraer Serviços & Suporte planeja desenhar e migrar suas atuais instalações de manutenção para um hangar modernizado, com a intenção de expandir sua capacidade, cumprindo os critérios mais atualizados de construção de baixa emissão e independência energética. Antecipa-se que as novas estruturas de manutenção aumentarão a capacidade da unidade em mais que o dobro.

Eve planeja colaborar com o Grupo ADP para criar o ambiente adequado para o funcionamento do eVTOL, tendo em vista atividades de apoio e serviço, como instrução, conservação, assistência em grande escala, e ainda simplificar possíveis voos demonstrativos para projetos de parceria pública-privada.

Finalmente, o Grupo ADP tem como objetivo utilizar sua especialização para auxiliar as próximas operações de aeronaves da família Energia em Paris-Le Bourget, concentrando-se em estudos de infraestrutura baseados em hidrogênio. O projeto Energia da Embraer foi renovado no ano anterior, apresentando duas aeronaves conceituais, com 19 e 30 assentos, equipadas com propulsão híbrida elétrica e propulsão elétrica a hidrogênio.

Estamos satisfeitos com a expansão da presença e ações da Embraer, empresa líder global na produção de aeronaves inovadoras, e da Eve no aeroporto de Paris-Le Bourget. Estamos cientes de que serão magníficas colaboradoras para impulsionarmos a transição para a aviação menos poluente, sobretudo aeronaves de porte reduzido. Paris-Le Bourget é um aeroporto de vanguarda e, em virtude do esforço integral de seus times, está apto a impulsionar as novas tecnologias verdes da Embraer: motores híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio”, declara Edward Arkwright, CEO e Diretor Geral do Grupo ADP.

”Estamos extremamente contentes em fortalecer nossos laços com o Grupo ADP. As instalações recém-estabelecidas em Le Bourget vão impulsionar nossa dedicação à excelência de serviços, ao incremento, à sustentabilidade e à inovação. A Embraer tem presença na França por quatro décadas e temos a expectativa de progredir ainda mais em nossa relação duradoura com a nação”, declara Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

A Eve e o Grupo ADP compartilham uma perspectiva unificada de tornar a aviação mais sustentável, e essa parceria oferece uma ótima chance para contribuir com essa mudança. A Eve lida com a mobilidade aérea urbana de forma abrangente e entende que a sustentabilidade deve ser implementada em todos os aspectos, incluindo serviços, atendimento e vertiportos. Estamos ansiosos para cooperar com a Embraer e o Grupo ADP para aumentar nossas iniciativas e tornar os voos com o eVTOL uma realidade em escala mundial”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.

Dados fornecidos pela Embraer