Comissaria

Postado em

- 3 min read

Embraer indicada para prêmio europeu por "avião silencioso", segundo cientistas

img of Embraer indicada para prêmio europeu por "avião silencioso", segundo cientistas

Embraer anuncia hoje que os pesquisadores brasileiros Micael Carmo e Fernando Catalano, integrantes do projeto “Aeronave Silenciosa”, foram escolhidos como finalistas do prêmio de inovação europeu (“European Inventor Award”) pelo Escritório de Patentes Europeu (EPO) em reconhecimento a seus avanços para uma aviação mais sustentável.

Os dois criadores simbolizam, respectivamente, os grupos da Embraer e dos institutos de pesquisa, supervisionados pela Universidade de São Paulo (USP), os quais contribuíram nos estudos de estratégias e procedimentos de engenharia para a criação de aeronaves menos ruidosas.

Avanços tecnológicos recentes ajudaram a diminuir em 65% o barulho produzido pela nova linha de jatos comerciais da Embraer, o E2, e a diminuir em até 25% a emissão de carbono por viajante, em comparação com seu antecessor. Quando utilizados 100% de combustível aéreo sustentável (SAF), a diminuição das emissões pode atingir surpreendentes 85%.

A recomendação se refere ao grupo de nações fora do território europeu. Este ano, a competição contou com mais de 550 participantes, e os vencedores serão divulgados em 9 de julho, em Malta. O público tem a oportunidade de votar, basta clicar neste link: Prêmio Inventor Europeu (cstmapp.com).

O projeto “Aeronave Silenciosa” foi possível graças ao financiamento conjunto da Embraer, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Liderado pela Embraer em parceria com vários centros de pesquisa no Brasil, Inglaterra, Alemanha e Holanda, o programa reuniu mais de 200 pesquisadores, resultando em várias patentes e avanços significativos no aprimoramento de aeronaves mais eficientes.

É um grande privilégio para a Embraer e todo o conjunto de cientistas brasileiros serem simbolizados por nosso engenheiro, Micael Carmo, e o Professor Catalano, da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP. Temos uma convicção profunda de que a parceria entre instituições comeciais e núcleos de pesquisa pode criar inovações que beneficiam o cotidiano dos indivíduos, e esse projeto é uma prova viva disso”, comunicou Henrique Langenegger, Engenheiro-Chefe da Embraer. “Nossos cumprimentos a todos os envolvidos que consolidam a indústria aeronáutica do Brasil como uma força globalmente reconhecida por sua efetividade e sustentabilidade”.

O European Inventor Award, um dos mais renomados prêmios de inovação, é coordenado pelo EPO com o objetivo de valorizar indivíduos e grupos que criaram respostas para os grandes problemas contemporâneos.

O destaque dessa indicação é para as contribuições do projeto “Aeronave Silenciosa” no aprimoramento dos jatos E2 da Embraer, que se apresentam como a solução perfeita para operações em áreas com limitações de ruído. Isso favorece regiões aeroportuárias com alta densidade populacional, empresas aéreas, além de trazer impactos positivos para as comunidades locais.

O comitê independente é formado por profissionais previamente nomeados para a premiação, eles selecionam os finalistas considerando a importância das pesquisas para o avanço da ciência, progresso social, sustentabilidade e crescimento econômico. É um requisito que todos os inventores possuam patentes oficializadas na Europa.

Dados da Embraer