Comissaria

Postado em

- 3 min read

Embraer negocia aviões E2 e une forças com Arábia Saudita em aeroespacial

img of Embraer negocia aviões E2 e une forças com Arábia Saudita em aeroespacial

O Núcleo Nacional de Crescimento Industrial da Arábia Saudita (NIDC, em suas iniciais em inglês), o Conjunto AHQ e a Embraer estabeleceram hoje um Memorando de Compreensão (MoU) para debater uma abordagem conjunta para a evolução do ecossistema aeroespacial nativo. A formalização da assinatura se deu em Riad, na Arábia Saudita, ao longo do Fórum da Aviação Futura.

O entendimento visa adoptar aviões da Embraer pelo domínio saudita. O Memorando de Entendimento também está direcionado a investigar o progresso de uma possível parceria tecnológica, da seqüência logística e de recursos humanos entre as entidades, com o propósito de atingir a superioridade em bens e serviços, avaliar as habilidades industriais e prospectar novas possibilidades de negócios.

A Embraer esclarece que vem se esforçando para implementar seu portfólio junto a empresas nativas e ao governo da Arábia Saudita, bem como instaurar uma parceria industrial sincronizada com o plano estratégico do país - Visão 2030. Este Memorando de Entendimento constitui outra etapa crucial para fortalecer a cooperação entre a Embraer e o emergente aglomerado aeroespacial saudita.

Por outro lado, o NIDC tem se empenhado em promover a expansão e a diversificação da plataforma industrial e de produção do Reino da Arábia Saudita. A entidade se dedica a colaborar na formação de associações entre organizações locais e produtores estrangeiros com o intuito de incentivar a expansão e diversificação da economia saudita, assim como fomentar outras ações.

Como parte do pacto, a Embraer e a AHQ decidiram avaliar a possibilidade da família E2 ser selecionada como a aeronave para um novo plano de rota aérea na área.

O conglomerado AHQ começou a operar após estabelecer sua primeira entidade comercial, a Abdel Hadi Abdullah Al-Qahtani & Sons Co, no início da década de 1940, atuando como distribuidor e atacadista de mercadorias alimentícias. Aumentando e expandindo suas operações, o conglomerado se diversificou, passando a fornecer para indústrias como Petroquímica, Sistemas de Exploração e Extração de Petróleo e Gás, Refinarias, Produção de Fertilizantes, Dessalinização, dentre outras voltadas para o setor de energia.

Em adição à sua longa experiência na oferta de Suprimentos Industriais, Energia e na divisão de Distribuição de Alimentos em Massa, o Grupo também se dedica à venda de Ferramentas e Materiais Médicos, Equipamentos para Lazer, Software & Hardware para Computadores, variados serviços de Tecnologia da Informação, Bens de Consumo e Veículos & Maquinário.

Gradualmente, o Conjunto está se direcionando para o setor industrial nas operações principais associadas ao Petróleo & Gás e a outros ramos. A maior quantidade de práticas do conjunto são seus aportes em instalações de Serviço de Gerenciamento de Corrosão de Tubulações, Criação de Tubos de Aço de Médio & Grande Diâmetro, Produtos Químicos para Tratamento de Água, Fabricao de Pregos & Arame Galvanizado, Gases Industriais & Médicos, Envasamento de Água e Embalagens de Comida em Massa, que agora representam um componente significativo das operações do Conjunto.

O Consórcio AHQ também estabeleceu empresas na indústria de prestação de serviços nos campos de Seguros, Viagens e Turismo, Transporte e Despacho Aduaneiro, além de outras funções especializadas como Verificação de Encanamentos, Proteção Ecológica, Investimento em Propriedades, Serviços de Estacionamento entre outros.

Dados referentes à Embraer