Comissaria

Postado em

- 2 min read

Embraer "Patriota" da Azul e primeiro E2 da Lot surgem na fábrica

img of Embraer "Patriota" da Azul e primeiro E2 da Lot surgem na fábrica

Dois aviões que se destacarão no setor de aviação comercial foram produzidos na unidade de fabricação da Embraer: um pertencente à Azul e outro à companhia polonesa LOT. Na imagem divulgada, a aeronave em destaque é o Embraer E195-E2, ornado com a Bandeira Brasileira. Como previamente mencionado, a respectiva aeronave terá como registro PS-PAB, em sinal de reverência à Bandeira Nacional.

Este se tornará o quinto avião da Azul ostentando as cores da bandeira do Brasil, no entanto, será o primeiro E195-E2, que substituirá o E195-E1 de registro PR-AYV, que está prestes a ser removido do conjunto de aeronaves da empresa nacional.

O avião “patriota” da Azul continua sem seus motores e foi visto no território da Embraer em sua unidade de produção em São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba. Imediatamente atrás dele, há outra aeronave da Azul do mesmo modelo, porém, pintada com as cores habituais da companhia.

Dentro desta grande notícia, encontramos algo além: a estreia do primeiro E2 da LOT Airlines da Polônia. Atualmente, a transportadora nacional polonesa se destaca como a única globalmente a ter em sua frota todos os modelos de primeira geração (E1) dos E-Jets: E170, E175, E190 e E195.

No mês anterior, a companhia fez o pedido do seu primeiro aeroplano E2, especificamente do tipo E195-E2, num contrato de arrendamento com a Azorra Aviation.

As negociações para este acordo foram iniciadas em 2022, com a Embraer realizando o primeiro aterrissagem e certificando o E195-E2 para operar no Aeroporto London City, localizado no centro da capital do Reino Unido.

Nesta jornada histórica que foi seguida exclusivamente pelo AEROIN, contou com a presença de representantes da LOT que expressaram grande interesse na aeronave, que atualmente é a maior autorizada a operar no restrito aeroporto.

A companhia polonesa deve concluir a entrega desta aeronave já no mês que vem, em julho, entretanto, ainda não divulgou quais itinerários ela cumprirá.