Comissaria

Postado em

- 3 min read

Embratur convoca startups para otimizar turismo aeroportuário no Brasil

img of Embratur convoca startups para otimizar turismo aeroportuário no Brasil

Nessa quarta-feira (5), a Embratur oficializa a inauguração do concurso “Welcome Challenge Brasil”. Em colaboração com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Agência pretende eleger startups que apresentem ideias criativas para superar obstáculos encontrados por visitantes internacionais nos aeroportos do Brasil.

O objetivo é aprimorar a vivência desses turistas internacionais nos aeroportos nacionais, seja na entrada ou na saída. A convocatória está disponível desde a terça-feira anterior (28) e os candidatos podem se registrar até o dia 5 de julho.

As candidaturas serão aceitas somente de forma digital, através de um portal ao qual você será encaminhado a partir deste hyperlink. O laboratório de inovação da Embratur, EmbraturLAB, escolherá dez propostas que aprimorem os serviços aos visitantes estrangeiros. As duas soluções que receberem a maior pontuação serão solicitadas para implementação de um Teste de Conceito, fase que objetiva demonstrar a eficácia das novas tecnologias.

Dentre as 17 questões a serem abordadas com o apoio da tecnologia, incluem-se: providenciar alojamentos seguros para animais de estimação durante deslocamentos, disponibilizar dados em tempo real para aqueles que estão viajando internacionalmente, incentivar os turistas a consumir produtos da região e explorar destinos do país em caso de conexão de vôos, e automatizar procedimentos com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de bagagens.

O chefe da Embratur, Marcelo Freixo, enfatiza a relevância de um outro desafio proposto pelo EmbraturLAB. “Costuma-se dizer que a primeira impressão é a que fica. De fato, a experiência de um turista estrangeiro ao aterrissar em um aeroporto de um país não familiar, em um idioma que não conhece, pode ser intimidante ou acolhedora. O que estamos tentando fazer é envolver as startups, a tecnologia e a inovação para gerar soluções que tornem essa experiência a melhor possível”, esclarece.

A colaboração com a Acate tem como objetivo resolver desafios de maneira perspicaz e verde, aprimorando a vivência do visitante estrangeiro no Brasil. Pretendemos que, como resultado, ele prolongue sua estadia, explore mais, aumente seu consumo nos lugares visitados criando empregos e renda, e retorne ao seu lar elogiando o Brasil, a nossa cultura e gastronomia, incentivando outros a visitarem nosso país”, complementa.

O plano está incluído no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), selado entre a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR), em outubro de 2023, que estabelece medidas e táticas para incrementar a disponibilidade de voos para o Brasil e elevar o contingente de visitantes internacionais no país. A ABR detém 59 aeroportos federais em sua juridição e o ACT estipula um esquema de trabalho para aprimorar a acolhida e a interação com os turistas internacionais nos aeroportos vinculados à ABR.

No contrato, a Embratur se responsabiliza por analisar as sugestões de envolvimento em atividades organizadas pela ABR, fornecer assistência técnica no desenvolvimento de estratégias para promover o turismo internacional, além de proporcionar ideias e suporte técnico em assuntos ligados à sustentabilidade, experiência do turista, MICE, diversidade e inclusão.