Comissaria

Postado em

- 5 min read

Emirates inicia uso de SAF nos aviões no aeroporto de Heathrow, Londres

img of Emirates inicia uso de SAF nos aviões no aeroporto de Heathrow, Londres

A Emirates comunicou que a Shell Aviation forneceu-lhe Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no Aeroporto Heathrow, em Londres. Isso possibilitará a distribuição de mais de 3 mil toneladas métricas de SAF puro, mesclado a combustível aeronáutico tradicional, para a rede de infraestrutura de fornecimento do aeroporto até o término do verão de 2024.

Esta marca a estreia do emprego de SAF pela companhia aérea para realizar determinados voos a partir do aeroporto de Heathrow, sendo a maior quantia de SAF comprada até agora. A Emirates faz parte do programa de incentivo SAF de Heathrow, garantindo a disponibilidade e o custo acessível para as empresas de aviação que operam no referido aeroporto.

A empresa aérea se responsabilizará pelo rastreamento e supervisão da entrega do SAF no aeroporto, além de avaliar suas características de sustentabilidade empregando métodos sólidos de geração de relatórios. O SAF adquirido pela Emirates da Shell Aviation será usado com confiabilidade na atual estrutura de abastecimento do aeroporto e nos motores de jato das aeronaves. Em sua forma integral, o SAF tem a capacidade de diminuir as emissões de carbono em até 80% durante todo o seu ciclo de vida, comparado ao combustível de aviação tradicional.

Adel Al Redha, que detém as posições de vice-presidente e diretor de operações na Emirates Airline, fez a seguinte declaração:

A Emirates está entusiasmada para avançar na sua trajetória de transição para SAF em parceria com a Shell Aviation e o aeroporto de London Heathrow, através deste contrato de abastecimento de combustível, em uma de suas operações mais significativas fora de Dubai.

A iniciativa de motivação do terminal aéreo contribuirá para fomentar a atividade emergente no setor de SAF, possibilitando a operadoras de aviação, como a Emirates, utilizarem sua disponibilidade e tornarem o SAF mais sustentável economicamente.

A proposta do SAF do aeroporto de Heathrow evidencia a relevância dessa atividade para promover o crescimento e a adoção do SAF pelas empresas de aviação, formando habilidades de produção local com base na necessidade real, além de aprimorar habilidades em toda a cadeia de suprimento para misturar, gerenciar e distribuir o SAF de maneira mais extensiva. Aspiramos que a proposta consiga encorajamento conjunto das entidades governamentais para atrair mais capitais para a produção do SAF no futuro.

Ao mesmo tempo em que a Emirates busca maneiras de intensificar o uso de SAF em sua malha aérea, ainda manteremos a adoção de outras estratégias para diminuir nossas emissões. Nosso objetivo central reside na melhoria das operações de voo, que engloba a diminuição do peso dos aviões e estabelecimento de trajetórias de voo mais produtivas, junto com outras ações.

Raman Ohja, o chefe da Shell Aviation, afirmou:

Após a efetiva parceria com a Emirates no abastecimento de SAF no aeroporto de Dubai (DXB) no ano anterior, estamos satisfeitos em prolongar nosso auxílio em sua trajetória de sustentabilidade, facilitando o processo de descarbonização dos voos da companhia que decolam do Reino Unido.

Este pacto também representa um progresso na expansão da nossa rede mundial de provisão de SAF. Temos como meta prosseguir colaborando com parceiros de inovação no setor aeronáutico, tais como a Emirates e o aeroporto de Heathrow, com o intuito de aumentar a disponibilidade do SAF em diversos lugares ao redor do planeta.

Ross Baker, gestor de vendas do aeroporto de Heathrow, declarou:

Estamos entusiasmados em respaldar a Emirates no plano de combustível verde para aviação (SAF) de Heathrow. O SAF desempenha um papel crucial na redução do carbono em voos de longa distância, pois tem a capacidade de diminuir as emissões de carbono em trajetos como o de Londres a Dubai, sem necessitar de novos aviões ou infraestruturas.

Através dos esforços de empresas de aviação como a Emirates, nossa expectativa é promover o uso de até 155 mil toneladas de SAF em Heathrow durante o presente ano. Atualmente, necessitamos expandir a produção de SAF no Reino Unido, a fim de que a nação possa aproveitar os benefícios de empregos, desenvolvimento e segurança energética com a mudança de um maior número de empresas de aviação para combustíveis mais ecológicos.

Iniciado em 2022, o estímulo ao SAF do aeroporto Heathrow representa o primeiro programa de sua categoria a propor um sistema de suporte para diminuir a diferença de custo entre o combustível de aviação tradicional e o SAF em cerca de 50%. Programas como o de Heathrow têm como objetivo acelerar as políticas de suporte do governo, potencializando a competitividade do Reino Unido por meio de investimentos em energias sustentáveis, como a fabricação de SAF.

A abordagem da Emirates em relação ao SAF baseia-se na identificação e uso de oportunidades para empregar o SAF operacional onde quer que esteja disponível na sua rede de voos, dividir os encargos das emissões com clientes empresariais ou expedidores de mercadorias sempre que prático, colaborar em iniciativas de longo prazo do SAF com parceiros capacitados e oferecer suporte a projetos de SAF nos Emirados Árabes Unidos que têm a capacidade de fornecer combustível de aviação sustentável em seu centro de operações.

Presentemente, a companhia aérea Emirates efetua voos usando SAF a partir de Amsterdã, Paris, Lyon e Oslo. Durante o último ano, houve uma colaboração com a Shell Aviation a fim de introduzir SAF ao sistema de abastecimento no aeroporto de Dubai pela primeira ocasião, destinando SAF a uma série de voos. Planeja-se que, em maio deste ano, a companhia aérea estabeleça uma parceria com instituições locais no aeroporto Changi em Singapura para a distribuição de SAF através dos sistemas de abastecimento aeroportuário.

No começo deste ano, a Emirates assumiu a posição de ser a primeira empresa de transporte internacional a se juntar ao Agrupamento Solent no Reino Unido, uma proposta focada em investimentos com baixas emissões de carbono, com a possibilidade de estabelecer uma unidade de produção SAF capaz de produzir até 200 mil toneladas (200 kt) ao ano, se estiver em funcionamento até 2032. O Agrupamento Solent representa uma cooperação intersectorial de entidades internacionais, abrangendo fabricantes e companhias de engenharia, associações e setores regionais, operadoras de logística e infraestrutura de prestígio, bem como instituições acadêmicas.

Dados fornecidos pela Emirates