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Emitidos ~400 alertas aéreos durante inundações no Rio Grande do Sul

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A partir de 3 de maio, o Centro Notam (NOF), relacionado com o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem fornecido suporte à Operação Taquari II. Ele oferece dados aeronáuticos necessários para que pilotos e operadores estejam cientes das circunstâncias aéreas nas zonas impactadas por inundações no Rio Grande do Sul.

Conforme divulgado pelo ICA, até o dia 20 de maio, última segunda-feira, foram publicados 303 NOTAM (sigla em inglês para Notice to Airman, traduzido como Alerta aos Aeronavegantes) nacionais e 80 de escopo internacional.

As notificações são publicadas em sincronia com o Segundo Centro Unificado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), entidade pertencente ao DECEA encarregada pela administração e supervisão do espaço aéreo da Região Sul. As advertências foram enviadas para os aeroportos de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana e outras localidades.

Os dados tratam do encerramento de faixas e zonas de movimentação por causa de alagamentos, juntamente com o término das operações em torres de comando, serviços de notícias de voo e controle de proximidade devido às circunstâncias desfavoráveis.

Ademais, os NOTAM tratam da ativação de zonas de dados de voo e gerenciamento de tráfego aéreo para adaptar-se às alterações nas circunstâncias operacionais, como o aumento dessas zonas para novos lugares ou a ampliação de horários para assegurar a segurança das operações.

O ICA está engajado em distribuir informações críticas para a aviação durante as ações de resposta às inundações devastadoras no Rio Grande do Sul. O Centro de NOTAM permanece vigilante e fará atualizações quando precisar, com o objetivo de assegurar a segurança e a efetividade das operações aéreas diante das circunstâncias desafiadoras na área”, detalhou o Diretor do departamento, Tenente-Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

O NOF também comunicou transformações nas informações militares e meteorológicas aeronáuticas; modificações na frequência de controle de aproximação; além de restrições ou diretrizes específicas para as atividades de aeronaves não tripuladas. Adicionalmente, delimitaram-se áreas de acesso restrito e proibido com o intuito de garantir a segurança das operações de resgate e prevenir possíveis interferências.

Finalmente, atendendo às necessidades de evacuação e salvamento para agilizar as operações de helicóptero, o Centro de NOTAM divulgou a implementação de um heliporto de emergência na área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Dados do ICA, publicação DECEA.