Comissaria

Postado em

- 2 min read

Estabelecidas normas para antecipação de embarque de tripulação com passe livre

img of Estabelecidas normas para antecipação de embarque de tripulação com passe livre

A Associação Nacional dos Aviadores (ANA) comunicou que buscou o contato com a Associação Nacional das Organizações Aéreas (ANOA) visando encontrar uma resolução para numerosas reclamações sobre problemas na antecipação de voo, por meio do uso do Bilhete Gratuito.

O SNA e a associação de empregadores conduziram encontros focados nessa questão persistente enfrentada pelos tripulantes de aeronaves, a qual também foi discutida nas conversações bimestrais. No término, o Snea propôs uma norma, estabelecendo padrões que devem ser seguidos pelos tripulantes, conforme o seguinte:

  • Ter concluído o check-in para o voo (para as organizações que utilizam este método);

As alterações nos voos devem ser sempre realizadas dentro do mesmo dia, preservando a partida, chegada e escalas da rota inicial.

Pedido feito pessoalmente ao encarregado do embarque, exatamente no portal de partida do voo que pretende adiantar/embarcar, com pelo menos 45 minutos antes do ETD desse voo;

As solicitações de adiantamento serão processadas com base na sequência de recepção do piloto (incluindo o tempo de antecipação necessário), no portão de partida do voo que desejam adiantar/embarcar.

Serão incluídos na fila de espera para o voo, ocupando a posição final na ordem de prioridade.

Segundo o Snea, solicitações de antecipação podem ser recusadas se interferirem no OTP do voo, durante eventos operacionais imprevistos nos aeroportos e se impactarem a ficha de carga do voo. As restantes diretivas do Passe Livre, conforme acordado no Contrato Coletivo, mantêm-se inalteradas.

O SNA enfatiza que, se ocorrerem incoerências ou qualquer tipo de irregularidade, os aeronautas têm o direito e a responsabilidade de se comunicar com o sindicato.

Dados providos pelo SNA