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Estudo indica avanço da aviação na diminuição de perda de bagagens

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Durante a Conferência de Serviços de Apoio em Terra da IATA (IGHC - IATA Ground Handling Conference), em curso esta semana na Islândia, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou hoje, 9 de maio, um relatório de avanço mundial referente à execução do monitoramento de malas.

O estudo para o relatório envolveu 155 empresas de voos e 94 terminais aéreos, centralizando na Resolução 753 da IATA, que demanda o monitoramento das malas em momentos como recepção, transporte, repasse e retorno. Este revelou que:

Em plena implantação da Resolução 753, encontramos 44% das empresas de aviação, enquanto outros 41% estão em andamento com a implementação.

As taxas de adoção total entre as companhias aéreas diferem regionalmente, atingindo 88% na China e na região Norte Asiática, caindo para 60% nas Américas, 40% na Europa e Ásia-Pacífico, e atingindo a marca mais baixa de 27% na África.

75% dos aeroportos estudados possuem a capacidade de monitorar bagagens de acordo com a Resolução 753;

A capacidade dos aeroportos de se adaptar à Resolução 753 varia dependendo do seu tamanho: 75% dos aeroportos mega, 85% dos principais aeroportos, 82% dos grandes aeroportos e 61% dos aeroportos de médio porte são capazes de implementar.

Anotação: Categorias de dimensão de aeroporto: Intermediário: entre 5 e 15 milhões de viajantes; Vasto: de 15 a 25 milhões; Primordial: de 25 a 40 milhões; Mega: excedem 40 milhões.

A maioria (73%) dos aeroportos estudados usa a tecnologia de leitura óptica de códigos de barras como principal método de rastreamento.

O uso de rastreio através da Identificação por Rádio Frequência (RFID - Radio-Frequency Identification), que possui maior eficiência, está presente em 27% dos aeroportos estudados. Notoriamente, a adoção da tecnologia RFID é maior em aeroportos de grande porte, com 54% já contando com esse sistema de rastreio sofisticado.

De 2007 a 2022, houve uma diminuição de aproximadamente 60% na manipulação inadequada de bagagens, o que é uma informação muito positiva. No entanto, os passageiros continuam buscando melhorias e o setor está comprometido em evoluir ainda mais. Ao controlar bagagens durante processos de aceitação, carregamento, transferência e entrega, a indústria obterá as informações necessárias para aprimorar. O controle eficiente evita a manipulação inapropriada e permite às companhias aéreas devolver a bagagem mal administrada aos seus donos com maior rapidez. Segundo Monika Mejstrikova, Diretora de Operações Terrestres da IATA, com 44% das companhias aéreas já implementando completamente o controle da resolução 753 e mais 41% trabalhando nisso, os passageiros podem ficar ainda mais seguros de que suas bagagens estarão na área de coleta ao desembarcar.

No ano de 2022, a SITA registrou uma taxa mundial de 7,6 malas mal tratadas para cada 1.000 viajantes. A maior parte delas foi restituída no prazo de 48 horas.

Impulsionando a Atualização das Comunicações de Bagagem.

O Mandato 753 exige que as empresas de aviação troquem informações de monitoramento de malas com colaboradores interline e seus representantes. O sistema de mensagens de bagagem atual se baseia em tecnologias clássicas envolvendo caras mensagens do tipo B. Este alto preço impacta de forma negativa a execução do Mandato 753 e contribui para questões de qualidade das mensagens, resultando em um crescimento no manuseio inadequado das malas.

A IATA está à frente da mudança na indústria do Tipo B para mensagens atualizadas sobre bagagem, seguindo protocolos XML. O lançamento do primeiro experimento para mensagens sobre bagagem modernas entre aeroportos e companhias aéreas está programado para ocorrer em 2024.

”Assumir comunicações atualizadas é como instaurar uma nova norma, uma terminologia compreensível para aplicação por empresas de aviação, aeroportos e equipes de gestão em terra, permitindo uma comunicação efetiva sobre as malas dos viajantes. A implementação não só auxilia na diminuição da quantidade de bagagens inapropriadamente manuseadas, mas também estabelece as bases para inovações constantes nos sistemas de administração de bagagens”, afirmou Mejstrikova.

A normativa 753 da IATA foi instaurada em junho de 2018. No ano de 2024, a IATA iniciou uma iniciativa para ajudar as empresas de aviação na sua concretização. Esta iniciativa se concentra na reunião de informações acerca do progresso de implementação das empresas de aviação e em prover assistência às empresas associadas para a elaboração e execução de seus planos de implementação.

Esta ação reforça o engajamento da IATA em melhorar as operações eficientes e as normas em toda a indústria.

Detalhes fornecidos pela IATA