Comissaria

Postado em

- 2 min read

EUA penalizam Emirates por sobrevoos no Iraque

img of EUA penalizam Emirates por sobrevoos no Iraque

A Emirates Airline, empresa de aviação dos Emirados Árabes, recebeu uma penalidade financeira superior a US$ 1 milhão por voar além da altura autorizada no céu iraquiano.

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos, que supervisiona as companhias aéreas domésticas, foi responsável pela emissão da multa. A Emirates, que mantinha um acordo de compartilhamento de voos (codeshare) com a JetBlue no período em questão, foi igualmente submetida à regulamentação neste acordo específico de voos.

O DOT afirma que os vôos da companhia, em colaboração com a JetBlue, operaram abaixo da altitude estabelecida pelo órgão na Área de Informação de Voo (FIR) Bagdá, que, neste contexto, abrange todo o espaço aéreo iraquiano.

Houve uma série de viagens aéreas realizadas abaixo da altura determinada pelos Estados Unidos, com o intuito de prevenir que os aviões fossem erroneamente identificados como aeronaves bélicas e abatidos pelo vizinho Irã, que possui um passado marcado pela dificuldade em diferenciar jatos civis de militares. As penalidades atingem o valor de 1,5 milhões de dólares e se referem a voos realizados desde dezembro de 2021 até agosto de 2022, conforme relatado pelo site Yahoo.

A Emirates, para se defender, argumentou que apenas voou a uma altitude inferior à permitida por causa das diretrizes dos controladores de voo. A afirmativa é de que isso não teria sido deliberado, mas acima de tudo estava em conformidade com as normas de segurança do local, sem colocar sua aeronave em perigo adicional.

Há duas principais e relevantes rotas aéreas atravessando o Iraque: a UM860 e a UM688, estas estendem-se do norte ao sul do território, ligando o Golfo Pérsico à Turquia. Devido ao caminho traçado por essas rotas aéreas, que não requer a sobreposição do espaço aéreo do Irã e da Síria, muitas empresas de aviação optam por elas.

Existem duas rotas aéreas unidirecionais, a 860 com destino à Europa e a 688 direcionada unicamente para o Golfo. Elas são geralmente utilizadas nos voos da Emirates com destino à Europa, Estados Unidos e Canadá. Você tem a possibilidade de rastrear o tráfego aéreo desta área em tempo real na janela a seguir: