Comissaria

Postado em

- 2 min read

Exército utiliza helicópteros em ataque a aeroporto no interior de SP

img of Exército utiliza helicópteros em ataque a aeroporto no interior de SP

A Unidade de Infantaria Aerotransportada conduziu a Operação Aratu IX com a Equipe Itororó, nas municipalidades de Lorena, Cruzeiro e Cachoeira Paulista, de São Paulo, no período de 02 a 08 de junho. O treinamento cumpriu os padrões da Força de Prontidão (FORPRON) da Grande Unidade Aeromóvel do Exército Brasileiro, que foi validada em 2023.

O treinamento teve início em 2 de junho, com a reunião de recursos no quartel do 5º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, localizado em Lorena. No dia seguinte, 3 de junho, ocorreu a preparação completa da Força-Tarefa, composta por 769 militares.

Antes da Incursão Aérea, o grupo de pioneiros do centro da Segunda Companhia de Pioneiros se infiltra na área de operações, com o objetivo de gerenciar a área de aterrissagem de helicópteros.

Nos dias 4, 5 e 6 de junho, o pessoal militar conduziu o Ataque Aeromóvel, prosseguindo para atacar o aeródromo na cidade de Cruzeiro, onde foi estabelecida uma base aeromóvel de frente. Como resultado da operação contínua, houve uma fusão com elementos da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada seguida de uma marcha intensiva até o local de exfiltração.

A Missão Aratu IX contou com a supervisão do General de Divisão Montenegro, que lidera a 2ª Divisão do Exército, e do General de Brigada Pasinato, encarregado da Brigada de Infantaria Aeromóvel.

Ao término da Missão, todas as metas de treinamento estabelecidas para a atividade foram alcançadas, reafirmando a habilidade de resposta imediata da Unidade de Prontidão da Brigada de Infantaria Aerotransportada.