Comissaria

Postado em

- 1 min read

F-18 dos EUA patrulham céu guianense em alerta a Maduro

img of F-18 dos EUA patrulham céu guianense em alerta a Maduro

Nesta tarde, a Marinha dos Estados Unidos executou uma operação de voo na Guiana utilizando jatos marítimos, uma ação que explicita uma mensagem direcionada a Nicolás Maduro.

O líder autoritário e chefe de estado da Venezuela acredita que Essequibo, uma região da Guiana, pertence ao seu país, e já insinuou uma possível tentativa de anexar parte dela. Desde as primeiras insinuações, os Estados Unidos têm advertido Maduro. Finalmente, firmaram um pacto com a Guiana, onde, no evento de um ataque ao país, os norte-americanos o interpretariam como uma afronta a um parceiro e reagiriam em conformidade.

A missão de voo foi realizada por jatos F/A-18F Super Hornets, cada um com capacidade para dois ocupantes, alojados no porta-aviões nuclear USS George Washington (CVN-73). Esta embarcação rumo ao Brasil faz parte de sua rota para o Japão, onde permanecerá até o próximo ano, conforme a sequência de alternância de pessoal e recursos da Marinha dos Estados Unidos.

A Embaixada dos Estados Unidos na capital da Guiana informou que a inspeção aérea foi realizada em Georgetown e arredores.