Comissaria

Postado em

- 3 min read

FAA confirma intensa luta para eliminar quase acidentes em pistas de pouso

img of FAA confirma intensa luta para eliminar quase acidentes em pistas de pouso

A Administração de Aviação dos Estados Unidos (FAA) reitera que, no âmbito dos seus esforços para eliminar situações perigosas de quase acidentes, está colaborando com aeroportos em todo o território nacional para diminuir a probabilidade de veículos e pedestres se desviarem para as pistas, especialmente com o crescimento do tráfego aéreo esperado para este verão.

O período de verão implica em um número maior de voos, além de intensificar os trabalhos de reparo e conservação de pistas em aeroportos comerciais e de aviação privada. Isso aumenta a probabilidade de incursões de veículos e pessoas não permitidas nas pistas, ocasionando a chance de deslocamentos indesejados de veículos/pessoas.

Como uma demonstração do compromisso da FAA com a segurança, a agência forneceu aos gerentes de aeroportos materiais de educação renovados relativos a desvios de veículos/pedestres. O vídeo destaca a importância de aprimorar os procedimentos nas áreas de aviação e incrementar o discernimento situacional em relação às alterações críticas no aeroporto, obras, limitações nas zonas de segurança, pontos específicos essenciais do aeroporto e promover uma comunicação nítida e breve com a torre de controle ou outras aeronaves e veículos terrestres.

O aprimoramento da percepção situacional é viabilizado através do uso de tecnologias, como os Transmissores de Localização de Veículos em Movimento e os Sistemas de Aviso de Invasão de Pista.

”A temporada agitada de deslocamentos de verão já começou, e estamos constantemente em busca de formas para aprimorar a proteção em todas as ações dos aeroportos”, declarou Mike Whitaker, Administrador da FAA. “A proteção é um jogo coletivo, e todos nós temos que contribuir.”

No último ano, a quantidade de deslocamentos irregulares de veículos e pedestres aumentou mais de duas vezes em um intervalo de quatro meses, passando de 14 em abril para 32 em agosto. Para o presente ano, a FAA busca prever essa inclinação.

Conforme a FAA e o setor aéreo se esforçam para o objetivo de nenhuma ocorrência grave de quase acidentes, existem algumas medidas extras que contribuem para a segurança dos passageiros.

A FAA implementou o Sistema de Rastreamento de Superfície Aeroportuária - Modelo X (ASDE-X) ou a Habilidade de Monitoramento de Superfície Aeroportuária (ASSC) em 44 dos aeroportos mais ativos comercialmente no país. Adicionalmente, estabeleceu a Verificação de Pista em Aproximação (ARV) em 13 torres de controle e planeja estabelecer ARV em outras facilidades ao redor do país durante o restante do ano até 2025.

A FAA planeja implementar o programa de Iniciativa de Conscientização de Superfície nos aeroportos de Austin-Bergstrom, Indianápolis, Nashville e Dallas Love Field neste verão, com o objetivo de expandir para muitos mais até o término de 2025. Além disso, está previsto a introdução de Dispositivos de Incursão de Pista em cinco aeroportos para uma avaliação funcional até o final deste ano e sua ampliação para até 74 aeroportos a partir de 2025.

O órgão FAA executa encontros contínuos do time responsável pela segurança nas pistas em aeroportos por toda a nação e libera notificações de alerta de aterrisagem (arrival alert notices) para aviadores e gerenciadores de tráfego aéreo.

A FAA está impulsionando o processo de recrutamento de controladores de tráfego aéreo e aperfeiçoando a formação em segurança dos controladores através de simuladores de torre atualizados.

Dados provenientes da Administração Federal de Aviação (FAA)