Comissaria

Postado em

- 2 min read

FAB emprega KC-390 em incêndios pela 1ª vez no Pantanal inflamado

img of FAB emprega KC-390 em incêndios pela 1ª vez no Pantanal inflamado

Nesta sexta-feira matutina (28), a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou uma operação para combater incêndios na área do Pantanal, utilizando pela primeira vez o avião KC-390 Millennium para essa finalidade. A aeronave, gerenciada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Esquadrão Zeus, aterrissou no Aeroporto de Corumbá (MS), vindo da Base Aérea de Anápolis (GO), transportando 19 membros da tripulação da FAB e mais 13 militares.

De acordo com o governo do estado e a FAB, a ação aérea é crucial devido à severidade dos incêndios que devastam a área. O KC-390 Millennium, registrado como FAB2858, possui um Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que permite uma resposta eficaz contra incêndios em locais de acesso complicado.

O titular da pasta de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, destacou a relevância desta ação: “O suporte aéreo é fundamental e indispensável, pois nos permitirá dispersar grandes volumes de água em regiões de acesso complicado. Atualmente, enfrentamos vários pontos de incêndio aos quais é inviável a chegada dos brigadistas e bombeiros militares.”

O KC-390 possui a habilidade de descarregar 12 mil litros de água em cada voo, o que é igual a quatro aeronaves do tipo Air Tractor. O sistema MAFFS II, incorporado no avião, facilita o lançamento de água através da porta lateral do corpo do avião, enquanto mantém a pressão interna e não afeta seu desempenho.

Dentre seus atributos, sobressai-se o valor reduzido para conservação, configuração ágil e versatilidade para múltiplas missões, o que o torna eficaz não somente no enfrentamento a incêndios, mas também em ações contra vazamento de substâncias químicas, contaminação nuclear, radiológica e biológica.