Comissaria

Postado em

- 2 min read

FAB isenta taxas de navegação aérea para voos humanitários no RS

img of FAB isenta taxas de navegação aérea para voos humanitários no RS

Na segunda-feira passada (6), a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), declarou a isenção de taxas de navegação aérea para aeronaves que estão transportando doações, medicamentos, alimentos, equipamentos e suprimentos para a população do Rio Grande do Sul. Esta ação sem precedentes é destinada apenas aos voos de ajuda humanitária que fornecem assistência durante a crise na região.

”Estou convencido de que todos os envolvidos nessa significativa tarefa deveriam ter total apreciação e sustentação. Sendo assim, os aviões que fornecem auxílio nas inundações do povo gaúcho serão totalmente isentos de taxas”, esclareceu o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

A isenção de pagamento é aplicável à Taxa de Uso das Comunicações e dos Apoios à Navegação Aérea em Rota, Taxa de Uso das Comunicações e dos Apoios Rádio à Navegação Aérea em Zona de Controle de Aproximação e Taxa de Uso das Comunicações e dos Apoios Rádio à Navegação Aérea em Zona de Controle de Aeródromo. Em termos práticos, isso implica a dispensa completa das taxas de voo cobradas pelo departamento.

De acordo com as informações do Centro que gerencia a Navegação Aérea, uma entidade sob a supervisão do DECEA e encarregada da gestão do fluxo aéreo nacional, constatou-se cerca de 150 operações de aeronaves da aviação geral, que estavam auxiliando o Rio Grande do Sul, a partir do primeiro dia de maio.