Comissaria

Postado em

- 2 min read

FAB lança mais 4,3 toneladas de doações via avião C-105 em Pelotas-RS

img of FAB lança mais 4,3 toneladas de doações via avião C-105 em Pelotas-RS

A Aviação Militar do Brasil (FAB) divulgou no dia 10 de junho que a aeronave C-105 Amazonas já fez o lançamento de mais de 30 toneladas de doações nas áreas afetadas pela inundação no Rio Grande do Sul. Destes, aproximadamente 4,3 toneladas foram dirigidas à região de Pelotas (RS) na última sexta-feira, dia 7 de junho, como parte da Operação Taquari 2.

No período de enchentes, a cidade foi uma das que mais sofreu consequências no Rio Grande do Sul, devido à sua localização próxima da Lagoa dos Patos, que acolhe afluxo de água de quase todas as bacias fluviais do Centro e Norte do estado gaúcho.

Portanto, a inundação na área causou a interdição de todas as vias de acesso à cidade, deixando os residentes isolados e necessitando de suprimentos entregues por transporte aéreo, uma condição que persiste até agora.

Nesse contexto, a tarefa de reabastecimento aéreo estava sob o comando das Operações Aeroespaciais (COMAE), e foi designada ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça para execução.

Estamos cientes da relevância de atingir tal meta, particularmente neste período sensível que o Rio Grande do Sul está enfrentando, dado que muitas áreas permanecem inundadas e inacessíveis por terra. Nos sentimos genuinamente realizados por sermos capazes de fornecer assistência de algum modo neste momento e executar mais um dever, seja qual for o dia e hora, em qualquer lugar que o Brasil necessite”, declarou o Comandante do avião, Tenente Aviador Diogo Dâmaso Calixto Barros.

O conteúdo divulgado originou-se de uma colaboração da Base Aérea de Canoas (BACO), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB). Durante este processo, os equipamentos e paraquedas foram incorporados às cargas organizadas pelo sistema CDS (do inglês Container Delivery System). A tarefa de instalação contou com a contribuição de membros das Forças Armadas, que também se encarregaram da recuperação do material no terreno após a sua descarga aérea.

Dados provenientes da Força Aérea Brasileira.