Comissaria

Postado em

- 2 min read

Fab preenche a330 com doações de agasalhos para o Rio Grande do Sul

img of Fab preenche a330 com doações de agasalhos para o Rio Grande do Sul

Na tarde de quinta-feira (16/05), às 17h55, um Airbus A330-200 (KC-30) partiu da Base Aérea de Brasília (BABR) rumo à Base Aérea de Canoas (BACO). A aeronave estava carregada com 30 toneladas de carga, além de 6 mil peças de roupas de inverno e cobertores.

Esta é a Operação Voo Humano, executada pela Força Aérea de Brasília (FAB) em assistência às vítimas da inundação no Rio Grande do Sul (RS).

Pela primeira vez, todas as cadeiras da classe Econômica estavam preenchidas com caixas contendo 6 mil cobertores e vestimentas de inverno, destinados a esquentar a população gaúcha que, desabrigada devido às inundações, agora lida com uma intensa onda de frio.

Quando o avião é empregado desta forma para o transporte de mercadorias, recebe a denominação de Preighter, uma fusão das palavras Passenger e Freighter, uma vez que a mercadoria é acomodada onde normalmente se sentariam os passageiros.

Este meio de transporte se tornou amplamente utilizado durante a crise do Coronavírus, devido à escassez de navios cargueiros, à diminuição das viagens aéreas e à necessidade emergencial de movimentação de materiais de saúde.

O A330-200 possui a habilidade de carregar um máximo de 37 toneladas em seu compartimento inferior, entretanto, descolagens com esse peso são infrequentes devido às restrições de espaço (frequentemente referido como cubagagem) e as limitações do peso de decolagem máximo, que também estão associadas à quantidade de combustível no avião. Em contrapartida, o avião KC-30 da FAB reserva espaço para cerca de 20 toneladas de carga sob os assentos, mas no momento, 206 assentos da classe econômica foram designados para carregar donativos.