Comissaria

Postado em

- 2 min read

FAB resgata crianças com câncer e fome no Rio Grande do Sul

img of FAB resgata crianças com câncer e fome no Rio Grande do Sul

Na noite da última quarta-feira (08/05), um menino de oito anos foi salvo em Santa Cruz do Sul (RS) pelo Quinto Pelotão do Oitavo Batalhão de Aviação (5°/8° GAV) - Esquadrão Pantera, pertencente à Força Aérea do Brasil (FAB).

Diagnosticada com câncer, sofreu uma infecção sendo então levada para o Hospital Infantil em Porto Alegre, onde continuou com o seu tratamento e quimioterapia. No mesmo período, quatro crianças que exibiam sinais de mal-estar foram socorridas pelo 2°/10° Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano e levadas de Eldorado do Sul para a cidade principal do estado.

Depois de completar a tarefa de transferir um bebê com tubo de Esteio para Santa Rosa, o mesmo avião do 5º/8º GAV retornou para reabastecimento na Base Aérea de Santa Maria (BASM) e aterrissou em Santa Cruz do Sul para recolher a criança que está sob cuidados oncológicos.

As quatro crianças que foram salvas em Eldorado do Sul estavam suportando desidratação e falta de alimentos, o que levou a episódios frequentes de vômitos, conforme informaram os membros da família. No momento do resgate, além das crianças, dois adultos também foram retirados do local, incluindo duas crianças pequenas no colo e outras duas mais velhas.

Observamos um feixe de luz proveniente de uma lanterna de uma residência. Dirigimo-nos ao local e encontramos pessoas agitando um tecido de cor vermelha. Abaixei-me pelo guincho, adentrei a moradia e percebi que era um grupo composto por quatro menores e quatro adultos. Estavam em falta de alimentos e água”, relatou um dos resgatadores da operação, o Tenente de Infantaria Antonio Carlos Diniz de Lemos Doria.

A Força Aérea Brasileira vem desempenhando várias ações para auxiliar as vítimas da inundação no Rio Grande do Sul. As atividades começaram no dia 30 de abril, resgatando indivíduos isolados e continuaram a oferecer serviços de saúde, transporte de grupos de salvamento e suprimentos, iniciativa de coleta de donativos, gestão de recursos aéreos, entre outras ações.

Nos recursos da FAB, estão inclusos 12 aviões, além de mais de 1.300 soldados e 90 veículos. As tarefas são realizadas a partir das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM), Canoas (BACO) e Florianópolis (BAFL).

Continue a leitura: