Comissaria

Postado em

- 2 min read

Firma adquire turboélice PC-12 e personaliza com design inspirado em peixe

img of Firma adquire turboélice PC-12 e personaliza com design inspirado em peixe

Nos Estados Unidos, um peixe-voador agora é visível, depois que um Pilatus PC-12 foi adquirido por uma conhecida companhia familiar que decidiu lhe dar uma pintura incomum.

A Duncan Aviation, a mais proeminente companhia de manutenção liderada por uma família nos Estados Unidos, produz a arte mencionada. A Duncan, com uma trajetória impressionante de 68 anos, é renomada por suas pinturas exóticas, presentes tanto nos seus próprios jatos Cessna Citation como nos aviões de seus diversos clientes. Essas pinturas até alteram sua coloração, semelhante a um camaleão, dependendo do ponto de vista.

A empresa fornece uma variedade de serviços, incluindo manutenção, renovações, pintura, consertos e melhorias de sistemas, inclusive para o público brasileiro, pois possui certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Continuando nesta direção, a companhia investiu em um Pilatus PC-12 para prover um suporte de maior qualidade para seus clientes e conectar suas diversas sedes nos Estados Unidos. A aeronave selecionada foi um PC-12/45 com uma década de uso e 4 mil horas de voo registradas.

Embora seja um avião notavelmente resistente, este PC-12 necessitava de uma renovação total, abrangendo os interiores, os aviónicos e a pintura. A pintura era crucial, pois deveria ser tão impressionante quanto a dos jatos Citation Excel XLS, CJ2 e M2 da companhia, necessitando de um toque de criatividade.

Foi nesse momento que Todd Duncan, um dos proprietários da companhia, recordou-se de quando ele e seu pai, Ronald, o fundador da companhia, frequentemente iam pescar no Canadá. Em várias ocasiões, eles conseguiram capturar um peixe chamado Lúcio do Norte, um predador aquático distinto encontrado somente nas regiões da América do Norte e Europa, em águas doces.

Devemos procurá-lo com mais facilidade perto das fronteiras e em regiões com muita vegetação verde e amarela enfeitada com diversas marcas negras. Nele, ele se mistura calmamente, antecipando o trânsito de uma provável presa.

Motivado por este peixe, o artista Derek DeYoung foi incumbido pela Duncan de produzir a arte que seria exibida no avião, a qual foi completada na penúltima semana de maio e exposta ao público.